1º Semana de Moda Autoral de MS começa hoje na Capital

Thainara Davalos, com supervisão de Karina Anunciato

(Foto: Divulgação)

A primeira Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul começa nesta segunda-feira (17), em Campo Grande, e vai até o dia 22 deste mês com várias atrações. O evento contará com desfiles de coleções de 11 marcas autorais do estado, que são: Why Not by Gugliato; Bocaiúva Moda Inclusiva; Touché; FNK; Anderson Bosh Casa de Criações; FM; Kaori Confecções; Lidyloo; Lauren Cury; Roupável; Emília Leal Arte Nativa.

Para falar um pouco mais sobre esse evento, o Jornal das Sete recebeu a coordenadora de comunicação do evento, Nair Gavilan. Ela que também é estilista, da Roupável, explicou que durante o evento serão realizados workshops, rodas de conversas, oficinas, palestras com profissionais de São Paulo e Belo Horizonte. Descentralizando as ações, as atividades estão espalhadas por vários pontos da cidade como no Senac, Sebrae, Senai e no Armazém Cultural. Vale ressaltar que todas as programações são gratuitas.

Nair Gavilan, estilista e coordenador de comunicação do evento (Foto: Karina Anunciato)

A coordenadora comenta que o fato do estado não ter muitos setores industriais do ramo, isso faz com que a linguagem da moda local se torne autoral e cheia de personalidade. “Temos criadores, estilistas e figurinistas com características próprias do regionalismo do estado”, diz a coordenadora”.

Entre os destaques regionais na moda autoral estão nomes como Luiz Gugliatto, Anderson Bosh, Fabio Touché, Lidiane Lopes e Nair Gavilan que estão a décadas no setor. 

 “O evento pretende reunir os profissionais da economia criativa do estado, estamos gerando novas ações conjuntas, onde os criadores vão ter a possibilidade de troca, experiência, conhecimento e visibilidade”, comenta Nair. 

Além de promover os artistas locais, a semana visa também fomentar e incentivar essa produção autoral do estado, oferecendo a capacitação para futuros profissionais da área. 

Para a coordenadora, o foco é manter a Semana de Moda Autoral no calendário cultural. “Somos muitos artistas e estamos unidos. O movimento de moda daqui fortaleceu e, em 2020 com a pandemia, foram vários artistas premiados com a lei emergencial Aldir Blanc e agora a gente pretende difundir esse setor e colocar na programação cultural anualmente’’.

Nair ainda ressalta, que apesar do estado não ser a cidade da moda nacional, é uma região promissora de criadores que são muito bem falados em outras regiões, como uma moda autêntica, com personalidade. 

Todos os artistas que estarão presentes nesta semana tem um trabalho voltado com sustentabilidade, a maioria trabalha com a prática do slow fashion, que é um jeito de fazer moda que preza pela diversidade, promovendo a consciência socioambiental. 

O evento começa com a palestra “Vitrine que vende”, no Senac HUB Academy, com Juliana Gambim, logo após, às 18h no Fatec Senai tem um Workshop com Luane Sales, sobre ficha técnica para quem está pretendendo entrar nesse setor. 

Além do aprendizado, artistas regionais vão se apresentar no evento, entre eles, Chicão Castro, DoValle, DJs todos os dias, espetáculo com Grupo UBU, entre outros. A partir de quarta-feira (19) também terá desfiles com estilistas selecionados para a Semana de Moda Autoral.