207 anos de Dom Bosco: UCDB mobiliza comunidade para doação de sangue

Karina Anunciato

Campanha segue até às 17h, nesta terça-feira (16)

Solidariedade e ação. Sem dúvida essas são duas palavras que podem resumir bem o jeito salesiano de Dom Bosco.  Em comemoração ao dia 16 de agosto, aniversário de nascimento do pai e mestre da juventude, 207 anos, os cursos de Publicidade e Propaganda (PP) e Enfermagem, Pró-Reitoria de Pastoral da UCDB e Hemosul realizam a campanha ‘Tipo Certo’. A ação dedicada a doação de sangue mobiliza a comunidade acadêmica e a sociedade de um modo geral a realizar este ato de amor.

Thiago Muller, professor da Católica e da Agência de Publicidade Jr., Mais Comunicação da UCDB, lembrou que esta já é uma campanha tradicional na universidade.“Esta é uma ação que acontece há vários anos no curso e que convida a comunidade a doar sangue, para ajudar o nosso Centro de Captação, o Hemosul. O Hemosul está ali para a coleta na Clínica Escola. Todos estão convidados. A ação é aberta para toda a comunidade”. 

Eliny Salazar, professora do curso de Enfermagem, falou que infelizmente a doação de sangue ainda é cercada de muitos mitos. A enfermeira esclareceu que quem doa não perde nada, só ganha com o ato solidário.

“Doar só faz bem a você. Primeiro que sangue não afina, não tem como. Ainda quando você doa, você vai ter que passar o resto da vida doando, porque vai chegar um momento que vai fazer uma sangria, porque produziu muito sangue? Não gente. O nosso corpo é muito sábio”.

Ela lembrou ainda que antes da doação, as pessoas passam por uma triagem. Lá são esclarecidas dúvidas e também é verificado se aquele indivíduo de fato pode doar.

A doação de sangue pode ser feita por pessoas com idade entre 16 a 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados dos responsáveis ou apresentar documento de emancipação). Ainda é necessário pesar acima de 51 quilos e estar bem alimentado. Homens devem respeitar o intervalo de doação de dois meses e mulheres, de três meses. Algumas doenças e medicamentos impedem a doação, assim como a vacinação recente.

Além da doação de sangue, a campanha também tem o objetivo sensibilizar sobre o cadastro para doação de medula óssea. A ação Tipo Certo acontece nesta terça-feira (16) às 8h às 17h, na Clínica Escola da UCDB. É necessário trazer um documento pessoal – RG ou carteira de motorista. 

A entrevista completa com o professor Thiago Muller e com a professora Eliny Salazar você confere aqui: