27 anos de UCDB, que alegria fazer parte dessa história

Michael Franco

Reprodução - Site da UCDB

A Família UCDB está em festa nesta terça-feira (27). Hoje a Universidade Católica Dom Bosco completa 27 anos de história com muita coisas para contar e a mesma missão a cumprir: formar bons cristãos e honestos cidadãos.

A data não poderia passar em branco. Da maneira que este momento delicado permite, os colaboradores se reuniram no bloco administrativo da UCDB para comemorar. “Oratório sem música é um corpo sem alma”, já dizia Dom Bosco sobre as casas Salesianas. Por isso, para dar alma à nossa festa, contamos com a Banda do Comando Militar do Oeste, conduzida pelo subtenente Correia.

Dom Bosco dizia que um “oratório sem música é um corpo sem alma” (Foto: Mário Hisano)

Este ano foi repleto de desafios e a UCDB continuou. Que venham muitos mais anos de sucesso para nós!

Homenagem da FM UCDB para a Universidade Católica Dom Bosco

Hoje, dia 27 de outubro, a Universidade Católica Dom Bosco completa 27 de história.  Vinte e sete anos dessa grande árvore do conhecimento, que espalha seus frutos pela cidade, estado, país e mundo. Milhares de profissionais, que um dia foram acadêmicos da UCDB, transformam o mercado de trabalho, salas de aula e laboratórios científicos. Onde quer que estejam, demonstram a qualidade e a diferença de ter passado por aqui.

Mas antes de chegarmos ao dia de hoje, muita história se passou. Muito trabalho foi necessário para que a UCDB se transformasse no que é, uma das melhores universidades do Brasil.

Para que a árvore do conhecimento ficasse como está hoje, forte, robusta e abrangente, foi necessária a primeira semente. Semeada em 1961, quando os salesianos criaram a Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras. Com o olhar apontado para o futuro desde o início, a Missão Salesiana foi ofertando mais cursos para, cada vez mais, formar profissionais qualificados e criou a Faculdade de Direito em 1965, a Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e de Administração, em 1970 e a Faculdade de Serviço Social em 1972.

Com tanta faculdade, era necessário se unir. Assim em 1976, nasceram pelas mãos dos Salesianos, as Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso, a famosa Fucmat. A partir de então, aquela semente plantada há 15 anos, já sabia que sua missão seria muito maior. O sonho de se tornar uma universidade estava mais próximo.

Os anos passaram, os trâmites legais foram se concluindo e no dia 27 de outubro de 1993, pela portaria 1547, do ministério da Educação, nasceu a Universidade Católica Dom Bosco.

Assim chegamos até aqui. Cheios de histórias para contar e com a mesma missão para cumprir: contribuir na formação de bons Cristãos e honestos Cidadãos. Quis o destino e a vontade de Deus, que no aniversário de 27 anos, o mesmo jardineiro que cuidou tão bem dessa grande árvore no início de seu crescimento, fosse o mesmo à frente dela também hoje: Padre José Marinoni.

Padre Marinoni, nosso chefão, é nosso dever agradecê-lo por tudo o que fez no comando da UCDB; por ser nossa figura de Dom Bosco; por enfrentar os desafios e estar ao lado da comunidade acadêmica sempre. A história da Universidade se confunde com a sua história, é impossível falar de UCDB sem falar de Marinoni. É incontável o número de pessoas que passaram por sua gestão e são gratas por tê-lo como reitor, amigo, diretor espiritual ou chefe. Muito Obrigado!

Padre José Marinoni participou de todas as etapas para que a Fucmat se tornasse a UCDB (Foto: Mário Hisano)

Uma Universidade não é a mesma sem seus acadêmicos, é claro. Os jovens tão amados por Dom Bosco e que foram objeto de suas ocupações, estudos, ministério sacerdotal e da congregação Salesiana, não puderem estar aqui na maior parte deste ano. Porém, nas dificuldades, também se mostra a força. A UCDB não parou, se reinventou e segue em frente. À distância, sem perder o amor e apreço pela educação dos jovens, o ano letivo de 2020 vai quase se encerrando por completo. Só quem realmente tem compromisso com seus valores fica firme nessa caminhada complicada deste ano.

A UCDB também não seria a mesma sem os colaboradores. Nossa Missão é muito maior do que vir para o trabalho e desempenhar nossas funções todos os dias. Nós estamos aqui para amar. Dom Bosco sempre disse que “os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados” e é isso que fazemos aqui, demonstramos amor em todos os serviços prestados em todas as áreas de atuação dos colaboradores da UCDB.

 Quando perguntarem a vocês o que é a UCDB, respondam “a UCDB sou eu”. Todos nós, colabores que vestimos os uniformes, que carregamos a responsabilidade de ter esse “S” dos Salesianos, somos a UCDB. Todos somos peças importantes na obra de Dom Bosco, todos somos parte da história dos 27 anos desta enorme casa Salesiana chamada Universidade Católica Dom Bosco. É uma responsabilidade, mas acima de tudo, é um prazer fazer parte de tudo isso.

Sem o empenho de todos os colaboradores seria impensável transformar a universidade como fizemos este ano. Seja nas aulas remotas, nas Missas Drive-in, nas lives, no atendimento aos acadêmicos e comunidade e em todos os serviços realizados por nós. Tenhamos orgulho do que foi feito.

O que o futuro nos reserva ainda é um mistério, por causa da situação delicada que o mundo se encontra. Contudo, carregamos uma certeza: a UCDB continuará firme, educando com qualidade, levando aos jovens Razão, Religião e Amorevolezza; tendo um corpo de colabores dedicados, espalhando o amor e sempre esforçada em formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Parabéns UCDB! Parabéns a todos nós!

A festa também contou com a benção pela aspersão da água benta e intercessão de Nossa Senhora Aparecida (Foto: Mário Hisano)