Abril Verde mês de conscientização aos acidentes no trabalho

Karina Anunciato e Michael Franco

Entre as muitas cores nos meses do ano, o verde marca a conscientização da prevenção e redução dos acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. Em entrevista ao Jornal das Sete desta terça-feira (20), o advogado trabalhista Diego Granzotto, que também é presidente da Comissão de Advogados Trabalhistas da OAB/MS, frisou a importância de se fomentar a cultura da prevenção aos acidentes laborais.

“É extremamente importante que a gente trabalhe essa cultura, especialmente no Brasil, para a eliminação e prevenção dos acidentes de trabalho, porque o país é um dos que mais há acidentes de trabalho. Infelizmente nós perdemos muitas vítimas em decorrência dos acidentes do trabalho, além das doenças ocupacionais, psiquiátricas relacionadas ao trabalho”

Granzotto explicou que o acidente de trabalho pode acontecer tanto no ambiente do trabalho quanto fora da empresa, durante o trajeto por exemplo, ou ainda em razão de uma doença ocupacional ao longo de um tempo. “Há uma série de fatores ligados ao trabalho, ao trabalhador sempre ligado à empresa”.

O advogado ressaltou ainda que caso ocorra um acidente no trabalho a empresa tem o dever de comunicar ao INSS no prazo de 24 horas. Uma das alternativas indicadas pelo especialista para minimizar os problemas oriundos dos acidentes no trabalho é a criação de uma comissão de prevenção.

“A empresa que toma esse cuidado evita as doenças ocupacionais, que são aquelas de movimentos repetitivos. Então quando a empresa tem uma consciência mais ampla da importância dessa prevenção sem dúvida nenhuma todo esse resultado ele reflete para a própria empresa”.

A entrevista completa com Diego Granzotto, você confere aqui: