
O final de ano chega com grande expectativa de aumento vendas no comércio com as festas de Natal e Ano Novo. No entanto, de acordo com o levantamento da Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF) e Sebrae/MS, o volume de recursos movimentados em 2021 será 26% menor que o ano passado. Planejamento para o pagamento de contas do início de ano e a incerteza com o momento econômico do país acabam levando a uma cautela maior entre consumidores.
Com um horizonte limitado, aproveitar cada oportunidade de negócio demonstra ser a estratégia mais acertada neste momento para os empresários. Em entrevista ao Jornal das Sete, o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, deu dicas de como otimizar as vendas nesta época do ano.
São 12 dicas de como melhorar a visibilidade e melhorar a relação com o consumidor. Entre as estratégias citadas por Oliveira estão: investimento em decoração e ambientação natalina, presença nas redes sociais, regras claras de atendimento, bem como bom atendimento inclusive em situações de troca, típicas depois das festas.
A entrevista completa com Carlos Henrique de Oliveira você confere aqui: