Atendimento para exames de câncer de mama é facilitado com agendamento on-line

Laura Posterlli, com supervisão de Karina Anunciato

Até o momento, 1.019 mulheres fizeram o agendamento de coleta pelo sistema (Foto: Reprodução)

Dia 19 de outubro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama e, desde o início do mês, a campanha para o Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está acontecendo em toda capital. Além do atendimento tradicional, dentro da programação também está incluso um sistema de agendamento on-line do exame preventivo, que facilita o acesso das pacientes e contribui para o aumento da procura pelo serviço de saúde, que historicamente tem menos da metade das vagas ofertadas preenchidas. Os agendamentos podem ser feitos no site da Sesau.

Conforme dados preliminares da Sesau, até o momento, 1.019 mulheres fizeram o agendamento de sua coleta pelo sistema. O número de procedimentos realizados ainda está disponível e a coleta para realização do exame preventivo é oferecida nas 73 unidades básicas e de saúde da família de Campo Grande.

Indicado para mulheres com idade entre 24 e 64 anos, o exame preventivo é chamado Papanicolau, em homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. Além do preventivo, as unidades também realizam o agendamento para a mamografia de rastreamento, que é realizada quando não há sinais nem sintomas, e é indicada para mulheres de 50 a 69 anos. Esse exame em particular deve ser feito uma vez a cada dois anos.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo mais incidente em mulheres de todas as regiões, perdendo apenas para tumores de pele não melanoma. Para o ano de 2022, foram estimados 66.280 casos novos, representando uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Após o de mama, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres e, para ele, o INCA prevê para esse ano 16.170 novos casos, o que representa um risco considerado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Não faça parte das estatísticas – para agendar o exame preventivo, clique aqui. Assim que acessar, basta preencher o cadastro e escolher a data, horário e local desejado para fazer a sua coleta. Para conferir quais são as unidades que estão atendendo, acesse a nossa matéria sobre o cronograma.