Aumento tímido, oportunidade de estágio e aprendizagem melhoram em 2021

Karina Anunciato e Michael Franco

Segundo levantamento do CIEE o número de vagas abertas cresceu 28,9% no 1º trimestre de 2021 (Foto: Divulgação)

Apesar da crise econômica e social provocada pela pandemia da covid-19 e impactos na empregabilidade entre os jovens, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE apontou que a oferta de oportunidades de estágio e aprendizagem aumentou nos primeiros três meses de 2021 comparado aos últimos meses de 2020. O movimento de crescimento indica recuperação, embora ainda esteja distante dos números pré-pandemia.

A entrevistada do Jornal das Sete desta sexta-feira (23), Lilian Alencar do Nascimento, Supervisora do CIEE em Campo Grande, lembrou que só no primeiro trimestre 30 mil jovens foram encaminhados ao mercado de trabalho.

“É um número menor do que o de 2020, porém são números que devem ser considerados e comemorados. Só aqui no estado neste período nós encaminhamos mais de 4 mil jovens para a oportunidade, geramos mais de mil contratações através dos programas de estágio e aprendizagem e trabalhamos com cerca de 1.400 vagas nestes três primeiros meses”.

Lilian Alencar do Nascimento, Supervisora do CIEE (Foto: Assessoria)

Segundo levantamento do CIEE, o número de vagas abertas cresceu 28,9% no 1º trimestre de 2021, se comparado aos últimos três meses de 2020. Entretanto, apresenta retração de 28,7% em relação ao 1º trimestre de 2020. O estágio segue como o programa mais afetado e apresentou retração de 34,1% no comparativo com os primeiros meses de 2020. Já a aprendizagem registrou crescimento de 3,9%.

A supervisora destacou ainda que em um cenário econômico de retomada, a contratação de jovens que estão iniciando no mercado é uma opção viável que traz vantagens para os dois lados.

“Neste período de retomada a opção pelo estágio e pela aprendizagem acaba sendo muito benéfica em relação ao custo, em relação a formação dos jovens que ele está contratando, aí neste processo de retomada acaba sendo uma possibilidade muito bacana também para o empresário neste momento”.

A entrevista completa com Lilian Alencar do Nascimento, você confere aqui: