
A partir desta terça-feira (22), a Prefeitura de Campo Grande flexibiliza o uso de máscaras em locais fechados na cidade. A nova regra já está publicada no Diário Oficial (Diogrande).
Nesta segunda-feira, quando anunciou a liberação, o prefeito da capital Marquinhos Trad frisou que continua obrigatório o uso do equipamento em ambientes hospitalares e de saúde (públicos e privados); e no transporte coletivo e rodoviário.
A decisão foi tomada após reunião com o prefeito, a vice Adriane Lopes e com técnicos da Secretaria de Saúde do Município.
Ainda no texto, a prefeitura recomenda o uso de máscaras em algumas situações como para pessoas com comorbidades (cardiopatias, diabetes, imunossuprimidos, oncológicos, com obesidade mórbida, etc.); pessoas com sintomas respiratórios e em instituições de longa permanência de idosos.
As medidas tomadas pelo município levaram em consideração o momento epidemiológico, a redução expressiva do número de casos graves confirmados de covid-19, além da cobertura vacinal de 84,40% da população total com a primeira dose; 73,72% da população com esquema primário completo (duas doses ou dose única) e 38,49% da população com 18 anos ou mais com dose de reforço.
O Decreto deixa explícito que as medidas adotadas neste momento podem ser reavaliadas e revogadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica da cidade.