Campo Grande tem oito casos suspeitos de coronavírus

Michael Franco

O Ministério da Saúde confirmou o segundo caso de um brasileiro infectado pelo novo coronavírus (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

De acordo com o último relatório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgado na última sexta-feira (28), oito pacientes são monitorados por suspeita de coronavírus em Campo Grande. Ele apresentaram sintomas de gripe e foram considerados suspeitos pois retornaram de países onde existe circulação do vírus. A idade dos varia de 8 a 76 anos.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em Campo Grande no fim de semana e comentou sobre a situação do coronavírus no Brasil. Em relação ao cenário local, afirmou que a Capital está preparada para lidar com a situação. Ele relembrou do trabalho do município em 2008, quando era secretário e ocorreu a epidemida do H1N1.

“Conheço o sistema da nossa cidade, naquela época tínhamos um sistema de saúde muito parecido com o que temos hoje. Estamos coordenando as ações e Campo Grande tem tudo para fazer um bom trabalho”.

Nacional

O Ministério da Saúde confirmou o segundo caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente infectado também é de São Paulo e esteve na Itália, ou seja, é um caso importado, como o primeiro divulgado. De acordo com a pasta, não há evidencias de circulação do vírus em território nacional. Assim como o caso anterior, o paciente também está em isolamento familiar.

De acordo com o último relatório, o Ministério investiga 252 casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus no país. Mais da metade deles são no estado de São Paulo, que lidera em número de notificações, com 136.