Carlão faz balanço do ano e renova compromisso comunitário para 2022

Karina Anunciato

Entrevista com o vereador Carlão no estúdio da FM Educativa UCDB (Foto: Silvio Cézar)

O Jornal das Sete desta quinta-feira (11) conversou com o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB). Durante o bate-papo ele avaliou o ano na liderança da Casa de Leis, a atuação dos vereadores no atendimento imediato às necessidades da população, como por exemplo a votação urgente do projeto de lei de congelamento do IPTU 2022,  respondeu a questionamento de ouvintes e falou sobre o projeto político do PSB para as eleições do próximo ano.

Sobre o IPTU, Carlão disse que espera que o valor deste ano seja objeto de estudo e fracionamento a partir de 2023. (Foto: Silvio Cézar)

No expediente de terça-feira (09), os vereadores receberam a tarefa de analisar e votar o projeto de lei complementar 776/21, de reajuste zero do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Missão recebida com a urgência necessária para o atendimento à população, avaliou o vereador.

“Essa semana nós provamos isso. Eu recebi o projeto às 8h30 e já votei às 9h30. Mandei estudar a minuta antes, sem ser protocolada e votamos o congelamento do IPTU. Então a Câmara tem dado a sua contribuição para que o executivo realmente faça muita coisa em benefício do nosso povo”.

Sobre o futuro do imposto, Carlão alertou para a correção do próximo ano. O vereador destacou que espera que o valor deste ano seja objeto de estudo e fracionamento a partir de 2023.

“Que ele (prefeito) faça justiça com o povo de não cobrar tudo de uma vez. Que ele faça a correção do IPCA-E, e depois isso que ficou para trás, ele tem que também dividir”. 

Defendendo a bandeira comunitária, Carlão colocou em prática o funcionamento de um espaço de acolhimento e recebimento de líderes comunitários na Câmara. Segundo o presidente esta medida é fundamental para escutar as demandas e as sugestões de quem está no dia a dia dos bairros.

“Lá atrás, quando o vereador Mário César era presidente, ele criou essa sala e por motivo que eu não sou sabedor, ficou fechada. E agora nós abrimos de novo essa sala, porque não tem ninguém que saiba as dificuldades que têm os bairros, que tem os prédios públicos, que têm a periferia de Campo Grande e até o centro da cidade, que os conselheiros regionais, do que os presidentes de associação de moradores, da entidades de classe, de associações de mulheres, de clube de mães. São essas pessoas que estão no dia a dia visitando as casas das famílias e as ruas dos bairros”.

Questionado sobre as demandas nos bairros, Carlão colocou seu mandato e sua equipe à disposição para receber os pedidos dos moradores.

“Se ele puder entrar em contato comigo, passar ele para a Ilma, que é a minha chefe de gabinete, colocar no orçamento a reivindicação dele e vamos trabalhar. Eu vou cobrar do prefeito, vamos pedir empenho. Vamos juntos pedir essa solução. Não só o Jardim Inápolis como vários bairros de Campo Grande que nós temos que trabalhar em conjunto com a Câmara”.   

Eleições 2022

Presidente Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Campo Grande, Carlão cravou posição e confirmou que o partido vai se alinhar para a candidatura majoritária ao governo do estado em 2022.

“No momento nós estamos alinhados com o prefeito Marcos Trad para fazer uma chapa ou apoiar um grupo que realmente vai ajudar o nosso estado. O nosso estado está bem administrado pelo governador Reinaldo Azambuja, mas o PSB não vai ficar de fora dessas eleições do ano que vem”. 

Sessões Itinerantes

As sessões da Câmara são realizadas às terças e quintas-feiras às 9 horas, transmitidas pelas redes sociais da casa. Para o próximo ano, o presidente quer levar as sessões para os bairros.

“Nós vamos voltar a partir do ano que vem, devemos fazer uma ainda este ano nas Moreninhas, com as sessões comunitárias nas quartas-feiras e sessões itinerantes deliberativas nas entidades de classe. Essas são sessões que votam projetos de lei. Nós vamos voltar e aproximar de novo a Câmara do nosso povo.”

Você confere aqui a entrevista completa com Carlão: