Dia de ‘D’ vacinação infantil contra a covid-19 mobiliza famílias em MS, nesta sexta

Em um trabalho conjunto entre as secretarias de saúde dos municípios e a Secretaria de Estado de Educação está sendo realizada nesta sexta-feira (11), a campanha Dia ‘D’ de Vacinação Infantil contra a covid-19. A ação visa ampliar a cobertura vacinal na faixa etária de 5 a 11 anos e também garantir um retorno seguro às aulas presenciais em 2022.

Rogério Leite, presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de MS (Cosems), explicou – em entrevista ao Jornal das Sete desta sexta – que a estratégia para a vacinação está baseada no esclarecimento da importância vacinal infantil neste momento de aumento de casos de covid-19 em todo o país.

Rogério Leite, presidente Cosems (Foto: Reprodução)

“Para este dia D nós fizemos um acordo com a secretaria estadual de educação e as secretarias municipais num trabalho conjunto para que a gente possa atingir o maior número de crianças. Conversar de uma forma franca e direta com as famílias e permitir o retorno às aulas com maior segurança para todos”.

Além disso, Leite ressaltou que vivemos um momento de atenção com as crianças na pandemia. Diferente do que vinha acontecendo na incidência de outras variantes, a ômicron tem provocado manifestações clínicas inclusive em nesta faixa etária de 5 a 11 anos.

“A variante ômicron tem maior transmissibilidade e ela atinge mais pessoas, provoca uma manifestação clínica em todas as faixas etárias. A gente está visualizando dia após dia a infectividade das crianças que estão sendo infectadas com o coronavírus. Pode ser um quadro leve? Pode ser. A maioria é quadro leve. Mas a gente não gosta de ver nenhuma criança doente e com algum agravo. Mato Grosso do Sul assim como outros estados não tem estrutura de RH (recursos humanos) para o atendimento, caso haja um agravo como houve o de adultos. Então a gente tem que  trabalhar realmente essa promoção e prevenção através da vacina, através da orientação, e através do convencimento dessas famílias, que elas levem os seus filhos para serem imunizados e diminua os agravos atribuídos a covid-19 em crianças”.  

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, até esta quinta-feira (10), Mato Grosso do Sul imunizou 65.348 crianças com a 1ª dose da vacina contra o coronavírus, o que corresponde a 21,71% deste público.

A entrevista completa com Rogério Leite você confere aqui: