Educação de Jovens e Adultos é oportunidade para concluir estudos

(Foto: Arquivo PMCG)

Nunca é tarde para investir em educação. Em Campo Grande 15 escolas municipais de ensino fundamental oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), desde a alfabetização ao 9° ano. Em entrevista ao Jornal das Sete, a técnica responsável pela EJA na Secretaria Municipal de Educação (Semed), Síntia Câmara falou sobre matrícula, avaliação de classificação para identificar o nível de aprendizagem do aluno e a divisão por fases do ensino – que pode ser concluído do 1°ao 9° ano em 4 anos.

Síntia Câmara, técnica responsável pela EJA na Secretaria Municipal de Educação (Semed) (Foto: Arquivo Pessoal)

Sobre a classificação, Câmara explicou que esta etapa é importante para avaliar o grau de aprendizagem do aluno.

“O aluno chega à escola e às vezes ele não sabe nem a fase em que ano ele parou, por conta muitas vezes da perda de algum documento escolar. Então a escola aplica  a prova de classificação, antes mesmo da matrícula, e consegue através dela ver em qual nível este aluno está. Aí é efetuada a matrícula de acordo com o resultado da prova que ele fez, da prova de classificação”.

Quanto à matrícula, a técnica da Semed reforçou que diferente da matrícula regular dos alunos da Rede Municipal, a inscrição da EJA visa facilitar o acesso dos alunos ao ambiente escolar sem a imposição de barreiras tecnológicas.

“A gente percebia uma certa dificuldade, principalmente dos mais velhos de acessar o site. Agora, ele (o aluno) tem que ir até uma escola mais próxima que ofereça esta modalidade e poderá fazer esta matrícula direto na escola”. 

O município oferece a educação para jovens e adultos a partir dos 15 anos, desde a alfabetização até 9° – que é o final do ensino fundamental. A partir dos 18 anos a EJA é oferecida pelo estado. Para abrir uma turma são necessários no mínimo 25 alunos. Quando há necessidade de atendimento especial este número cai para 15 alunos.

Quem tiver interesse e quiser voltar para a escola precisa ficar atento ao prazo de matrícula. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de abril.

A entrevista completa com Síntia Câmara você confere aqui:

Acompanhe a lista com os nomes das escolas municipais que oferecem EJA espalhadas pelas sete regiões da capital:

01 E.M. Carlos Vilhalva
02 E.M. Consulesa
03 E.M. Dr° Tertuliano
04 E.M. José Mauro
05 E.M. Nerone Maiolino
06 E.M. Osvaldo Cruz
07 E.M. Pé Tomaz
08 E.M. Prof Antonio Lopes Lins
09 E.M. Prof Plinio Mendes
10 E.M. Wilson Tavera
11 E M. Adair de Oliveira
12 E.M. Prof Elizabel
13 E.M. Prof Ione Catarina
14 E M. Iracema de Souza
15 E.M. Prof Maria Lúcia Passarelli