Em comemoração aos 80 anos, Ecad divulga ‘raio x’ da carreira de Caetano Veloso

Karina Anunciato

(Foto: Filipe Costa)

Aposentadoria? Esta palavra com certeza não faz parte do repertório de vida do cantor e compositor, Caetano Veloso. No último domingo (07), o artista completou 80 anos e segue extremamente atuante na carreira, seja fazendo shows, tour ou participando de encontros com amigos.

Para comemorar a data, a exemplo do que costuma fazer quando nomes relevantes na música nacional celebram momentos especiais, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou a ocasião para apresentar um ‘raio x’ da obra do artista. 

A partir da discografia de Caetano foram identificadas 631 composições e 1.953 gravações cadastradas no banco de dados – um dos maiores da América Latina.

No perfil, do baiano foram identificadas as canções mais tocadas no Brasil, as mais gravadas e os intérpretes que mais gravaram as músicas de sua autoria, além das palavras que mais aparecem nos títulos de suas músicas.

Quem mais interpretou as músicas de Caetano foi a também baiana, Gal Costa. Ao todo foram 223 gravações, com destaque para as músicas “Baby”, “Como 2 e 2”,” Divino Maravilhoso”. Outra que apareceu neste ranking foi a irmã do compositor, Maria Bethânia, na segunda posição com 197 gravações, e o amigo e parceiro musical Gilberto Gil em terceiro, com 117 gravações.

No top das músicas mais gravadas, o primeiro lugar ficou com “Baby”. Já entre as mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos, “Sampa” ficou na liderança (é uma das mais tocadas de forma ao vivo em barzinhos, de norte a sul. Neste período, quase 80% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs, Rádio e Shows.  O restante vem de sonorização ambiental, casas de festas e carnaval.

Outro estudo em relação às obras musicais de Caetano Veloso revelou as palavras que mais se repetiram em títulos musicais utilizados por ele.

A palavra “samba” foi a que mais apareceu, com um total de nove repetições entre todas as suas 631 canções. Logo em seguida, ficaram as palavras “amor”, com oito, e “voz” e “luz/luzes”, empatadas com sete repetições cada. 

Apesar de estar rodeado de amigos e realizar diversas participações em shows de outros artistas, Caetano tem o perfil de ser um compositor solo. Na maior parte de sua obra, a assinatura é apenas dele.