Em menos de uma semana, mais de 60 mil já entregaram a declaração do IRPF no Estado

Karina Anunciato

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está aberto desde a última quarta-feira (15). Até as 17h desta segunda-feira (20), de acordo com a Receita Federal, 60.019 contribuintes já entregaram a sua declaração aqui no estado.

Otacílio dos Santos Nunes, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (foto: Karina Anunciato)

Em Mato Grosso do Sul são esperadas 552 mil declarações. O prazo final para a entrega dos dados à Receita é o 31 de maio. Entre as muitas dúvidas, as mais frequentes estão relacionadas a qual tipo de declaração a ser realizada (simples ou completa), formas de pagamento e restituição.

Sobre o tipo de declaração, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul (CRC/MS), Otacílio dos Santos Nunes explicou isso vai depender do perfil de cada contribuinte.

“A declaração simples o governo te dá a opção de reduzir como despesa, 20% do valor do seu imposto devido; e a completa é aquela que você tem várias despesas durante o ano que superam esses 20%, então a completa, neste momento, pode ser a mais benéfica porque você vai restituir mais imposto que a simplificada. E a completa tem uma outra especificidade que é a doação para os fundos da criança adolescente, ou idoso”.

No ano passado, a Receita Federal recebeu 7,2% a mais de declarações esperadas em Mato Grosso do Sul. Ao todo foram recebidas 513 mil declarações.

A entrevista completa com Otacílio dos Santos Nunes, você confere aqui: