Renda Cidadã: ‘O governo está sugerindo literalmente dar o calote nos precatórios’

Michael Franco e Leandro Tortosa

Depois de apresentar a proposta de criação do Renda Cidadã na segunda-feira (30), o Governo Federal recebeu várias críticas, principalmente por conta dos meios de financiamento do programa. A ideia de usar dinheiro dos precatórios e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foi recebida com receio e aversão por parlamentares e mercado.

No papo desta quarta-feira (30) sobre o mundo das finanças, investimentos e aspectos econômicos, no Jornal das Sete, o professor Leandro Tortosa comentou a dificuldade do governo em encontrar uma saída viável para bancar o renda cidadã. “O governo está meio perdido nessa proposta, ele não sabe de onde vai tirar o dinheiro para ser maior do que o Bolsa Família em torno de R$ 10 bilhões. O governo está sugerindo duas fontes. A primeira é literalmente dar o calote nos precatórios, simplesmente falou ‘vamos dar o calote’, o que já está sendo revisto porque a repercussão foi negativa. E outro, tirar dinheiro do Fundeb, tirar dinheiro da educação e jogar para renda”.

O comentarista deu mais detalhes sobre esse impasse do Renda Cidadã e falou ainda sobre as eleições americanas, desoneração da folha e deu dicas para que os ouvintes comecem a ter uma vida financeira melhor. Confira o quadro do Jornal das Sete: