Ensino Médio: Estudantes da rede estadual terão sexto tempo e escolha de área em 2022

Karina Anunciato

Nas escolas estaduais as aulas começam no dia 03 de março em 2022 (Foto: Edemir Rodrigues)

A educação nacional vive a implantação do ‘Novo Ensino Médio’ em 2022 e 2023. Para esclarecer o assunto, o Jornal das Sete conversou com o Coordenador de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SED), Davi de Oliveira Santos. Entre as mudanças na rede estadual já neste ano, ele confirmou a ampliação da carga horária e a escolha da área de habilidade pelos alunos.

Davi de Oliveira Santos, Coordenador de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SED) (Foto: Arquivo Pessoal)

“Uma parte que é o conhecimento geral estabelecido para todo o Brasil e na outra parte da carga horária ele escolhe qual aprofundamento ele quer percorrer. Esse aprofundamento é a ampliação de conhecimentos em áreas que o estudante opta de acordo com o seu projeto de vida. Além dessa característica do estudante poder escolher uma parte do ensino que ele quer cursar, esse novo ensino médio terá uma ampliação de carga horária justamente para se trabalhar esse novo currículo”.

Quanto à obrigatoriedade da implantação do itinerário formativo nas escolas, Davi Santos explicou que este ano ainda é optativo para as escolas públicas e particulares. Na rede estadual, ele confirmou que a escolha da área pelos alunos já será feita no início das aulas em março. Santos frisou ainda que nos colégios particulares isso vai depender de cada instituição de ensino, já que a legislação fala da obrigatoriedade a partir de 2023. “Vai depender da instituição de ensino. A obrigatoriedade é válida só em 2023. Ela não está infringindo nenhuma norma educacional”.

Além das alterações no currículo, as escolas precisarão adaptar a oferta das aulas de acordo com cada realidade. Em 2022, o Estado contará com 132 unidades de período integral, as demais funcionam de forma parcial. Neste caso, com a ampliação da carga horária os alunos passarão a contar com um sexto tempo de aula, ou seja, a saída passará para a ser 12h10.

”Para estudantes de escola de tempo integral eles não sofrerão qualquer alteração nesta carga horária, mas o estudante que está no ensino médio em período parcial, aquele que cursa 4 horas/dia de estudos, esse sim terá o impacto da ampliação da carga horária. As aulas que encerravam às 11h20 passarão a terminar às 12h10. Parte da carga horária será a distância, ou seja, com aula remota. Então algumas escolas vão trabalhar este sexto tempo com aula remota, o estudante irá desenvolver esta aprendizagem em ambiente extra escolar, isso se aplica principalmente no período noturno”.    

A entrevista completa com Davi de Oliveira Santos você confere aqui: