Fronteira reabre oficialmente e brasileiros devem respeitar horários no Paraguai

Karina Anunciato e Michael Franco

Depois de sete meses a fronteira com o Paraguai reabre nesta quinta-feira (15). A reabertura porém, não contará com a presença dos presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro, como era esperado até a semana passada. As divisas de Ponta Porã com Pedro Juan Caballero, Mundo Novo com Salto del Guairá serão liberadas, além da Ponte da Amizade que liga Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu (PR).

Os brasileiros terão horários estabelecidos para circular livremente no país vizinho e deverão ficar até 30 km distantes da Linha Internacional. As regras foram divulgadas em decreto paraguaio publicado nesta quarta-feira (14).

Em Pedro Juan Caballero, principal destino de compras dos sul-mato-grossenses, os brasileiros poderão ingressar das 9h até 22h. Vale ressaltar que o Paraguai está no horário de verão, ou seja, adota uma hora a mais que Mato Grosso do Sul.

Em Salto del Guairá, fronteira com Mundo Novo, a circulação de brasileiros será livre das 6h às 21h. Já na Ponte da Amizade o acesso será das 5h às 14h. Nas três cidades, brasileiros que entrarem no Paraguai são obrigados a deixar o país vizinho em 24 horas.

O uso de máscara para cruzar a fronteira será obrigatório. Na Ponte da Amizade, os brasileiros  terão de apresentar resultado de exame de covid-19, medida que não será cobrada nas cidades da fronteira com Mato Grosso do Sul.