Governo confirma ponto facultativo no Carnaval

Karina Anunciato

Ponto Facultativo está mantido no feriado de Carnaval (Foto: Captura)

Em plena pandemia da covid-19, o Carnaval deste ano está oficialmente adiado na capital, conforme acordo entre Fundação de Cultura do Estado, Secretaria de Cultura e Turismo e a Liga das Escolas de Samba da Capital o anúncio foi realizado no último dia 21.

Contudo a festa, que seria realizada entre os dias 12 e 16 de fevereiro, pode acontecer ainda este ano a partir do mês de maio, caso as condições sanitárias e de contágio da covid-19 estejam controladas.

Por outro lado, a dispensa dos trabalhadores – através do ponto facultativo do feriado no dia 16 de fevereiro – não está definida. O assunto gerou confusão após a publicação de uma notícia afirmando o cancelamento do ponto facultativo.

Em resposta a notícia falsa, o governo do estado emitiu nota sobre o assunto:

“Diante da notícia de que o Governo do Estado cancelou o ponto facultativo do Carnaval, informamos que não existe nenhum Decreto neste sentido. Ressaltamos que o Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) estuda medidas com o objetivo de evitar as aglomerações no período de Carnaval, seguindo os protocolos de saúde de combate à Covid-19”.

Na live da Saúde de hoje (29/01), o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende explicou que encaminhou – ao Governo do Estado – ofício com orientação de sua equipe técnica a indicação de suspensão do ponto facultativo. No entanto, Resende frisou que esta é uma decisão que cabe ao Comitê Gestor da pandemia em Mato Grosso do Sul e ao governador Reinaldo Azambuja. O governador está de férias e deve retomar as atividades na próxima semana.