Hospital Nosso Lar completa 58 anos de atendimento especializado na área de psiquiatria

Débora Alves

O Hospital Nosso Lar foi fundado no dia 27 de Janeiro de 1966, há 58 anos. Graças ao sonho e perseverança de dona Maria Edwiges Borges, que no final da década de 1940, em visita social à Cadeia Pública de Campo Grande, para levar bolos, refrigerantes, revistas e livros para os detentos, conheceu duas irmãs, professoras, vítimas de violência que encontradas vagando pela cidade e por isso levadas para o local.

No Jornal das Sete, desta sexta-feira 26/01, o diretor-presidente do Hospital Nosso Lar, Enier Guerreiro da Fonseca, contou ainda que ao retornar do atendimento social dona Maria Edwiges falou para o esposo que iria construir um hospital para pessoas com doenças mentais. (Para ouvir a entrevista, basta clicar no play).

O então, Estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, não possuía Hospital Psiquiátrico. Dona Maria Edwiges Borges angariou recursos para a construção, o que demorou quase 20 anos para a conclusão do hospital.

Dona Maria Edwiges Borges dirigiu o Hospital Nosso Lar, de janeiro de 1966 à agosto de 1997, ficando ainda como Presidente de Honra até 25/07/2000.

Quase seis décadas depois da inauguração, o Hospital Nosso Lar continua sendo uma instituição de referência no atendimento e tratamento de doenças psiquiátricas.

São 180 leitos, para atendimento aos doentes psiquiátricos, dependentes químicos e pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitem de atendimento médico-hospitalar.

Em outubro do ano passado, o diretor-presidente Enier Guerreiro da Fonseca, esteve na Câmara Municipal para pedir o apoio dos vereadores, aproveitou e estendeu o pedido para a sociedade e para que os deputados para que destinem emendas parlamentares para ajudar na manutenção do hospital.

O presidente explica que o valor pago pelo sus, por paciente internado, está abaixo da realidade, “o valor que o SUS repassa não corresponde a 30% do custo diário de internação de um paciente”, explicou.

Em 2023, somente em Mato Grosso do Sul, as Redes de Supermercados Comper e Fort Atacadista arrecadaram no Estado, R$ 593.366,08 com o TROCO SOLIDÁRIO, valor que será dividido para beneficiar 10 entidades sociais. O Hospital Psiquiátrico Nosso Lar foi um dos contemplados e receberá o repasse em dois meses.