IBGE inicia mapeamento das cidades para o Censo 2022

Karina Anunciato

Os recenseadores estão identificados com colete e crachá (Foto: IBGE)

Cerca de 300 servidores do IBGE realizam até o dia 12 de julho, a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios de 2022, em Mato Grosso do Sul. O levantamento tem como objetivo mapear a infraestrutura urbana das cidades.

Fernando Gallina, Coordenador de Divulgação do Censo 2022 no estado, explicou que estas informações vão subsidiar os dados do Censo como um todo. 

Fernando Gallina, Coordenador de Divulgação do Censo 2022 em Mato Grosso do Sul (Foto: Assessoria)

“Agora os servidores vão observar a infraestrutura da cidade, se existe pavimentação, boca de lobo, iluminação pública, ponto de ônibus, rampa para cadeirante, arborização… A entrevista com as pessoas será realizada a partir de agosto”.

Realizado a cada 10 anos, o Censo serve de base para a adoção de políticas públicas nas cidades. Além disso, as informações também podem ser utilizadas para outras finalidades como: mapeamento econômico, educacional e social da população brasileira. 

“Como todos os municípios são pesquisados a gente tem uma noção real da sociedade brasileira, aí a gente consegue saber onde as pessoas precisam de determinado serviço, onde é interessante montar determinados negócios. Então tudo que o censo traz, é tanta informação que ele é útil tanto para o governo – para as políticas públicas – como para a iniciativa privada, seja o meio acadêmico, que vai usar os nossos dados para fazer pesquisa, quanto para uma pessoa que quer abrir um negócio”.    

O levantamento acontece de 20 de junho a 12 de julho. Os recenseadores estão identificados com colete e crachá. Caso necessário, é possível conferir a identificação do trabalhador do IBGE através do telefone 0800 721 8181.

Confira a entrevista com Fernando Gallina aqui: