Impostos de início de ano, o que vence primeiro?

Karina Anunciato

(Foto: Portal MS)

No primeiro dia útil (03) do ano de 2022, muito gente começa fazendo conta para ajustar o prazo de pagamento do tributos com orçamento disponível. E para você ficar por dentro do que deve fazer parte dos cálculos neste mês de janeiro, confira as datas de vencimento de cada imposto.

IPVA

O IPVA pode ser pago em de duas formas, à vista ou a parcelado em até 5 vezes. O vencimento está programado para o dia 31 de janeiro. Quem optar por pagar à vista vai contar com o desconto de 15%.

Para quem optar por pagar à prazo, o vencimento da primeira parcela também é o útimo dia de janeiro (31). Nesse caso, o calendário fica assim:

1ª parcela – 31 de janeiro de 2022;

2ª parcela – 28 de fevereiro de 2022;

3ª parcela – 31 de março de 2022;

4ª parcela – 29 de abril de 2022;

5ª parcela – 31 de maio de 2022.

As duas formas de pagamentos estão disponíveis nos carnês que já foram distribuídos pela Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul).

Também é possível acessar os boletos, débitos e tirar dúvidas relacionadas à cobrança do IPVA no site https://www.autoatendimento.ms.gov.br/ipva/.

Isenção

Lembrando que para este ano, devido ao incentivo financeiro a retomada econômica do estado, o Governo está oportunizando incentivo fiscal aos proprietários de moto. Quem estiver com débitos em atraso, depois de quitar o pagamento do IPVA e licenciamento de 2022, terá as dívidas em atraso perdoadas.

Além disso, este ano ainda há isenção de IPVA na primeira tributação para motocicletas de até 150 cilindradas. 

DPVAT
Outro pagamento de início de ano é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos (DPVAT). A exemplo do ano passado, agora em 2022, os motoristas ficarão isentos do tributo.

Segundo informou o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia, a isenção pôde ser concedida porque existe um excedente de recursos no FDPVAT, fundo da Caixa Econômica Federal que administra os recursos do DPVAT, para cobrir os prejuízos com acidentes de trânsito.

Apesar de ajudar os motoristas, a medida afeta o Sistema Único de Saúde (SUS), que recebia 45% da arrecadação anual do DPVAT.

IPTU

Outro imposto de início de ano é o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU). As regras para o pagamento permanecem as mesmas como no ano passado. Confira abaixo:

– à vista com 20% desconto até 10/01/2022;

– à vista com desconto de 10% até 10/02;

– parcelado em até 10 vezes com vencimento da 1ª parcela em 10/02/2022;

– parcelado com desconto de 5% até o vencimento.

Outras informações você pode conferir na Central de Atendimento localizada na Rua Arthur Jorge, 500, ou ainda pelos telefones 4042-1320 e pelo disque IPTU 156.