Inclusão Digital: Campanha arrecada smartphones para alunos carentes

Karina Anunciato e Michael Franco

Os aparelhos serão doados a alunos carentes da rede municipal (Foto: Reprodução)

Num mundo hiperconectado é difícil imaginar que em algum lugar uma criança não consiga acompanhar as aulas remotas porque não tem um celular. E não é necessário ir distante para presenciar esta realidade. Com a pandemia da covid-19 e a migração do sistema presencial de ensino para o on-line, em Campo Grande muitos alunos ficaram prejudicados ao longo de 2020 devido a falta do aparelho. Para minimizar os prejuízos educacionais provocados pela distância física entre alunos e professores, o coordenador pedagógico da Escola Municipal  Elízio Ramirez Vieira, Luciano de Brito lançou a campanha de doação de smartphones, novos e usados. Os aparelhos serão doados a alunos carentes da rede municipal.

Em entrevista ao Jornal das Sete, desta quarta-feira (13), Luciano Brito explicou que embora a escola tenha fornecido material impresso para os alunos realizarem as atividades em casa, muitos não exploraram ao máximo a potencialidade da cartilha devido a falta de comunicação direta com o professor. “Quando nós recebemos o material impresso dos alunos, percebemos que algumas atividades não foram resolvidas por dúvidas, coisa que uma simples conversa com o professor já resolveria”, avalia o coordenador.

Para formalizar a doação do smartphone, Luciano solicita ao doador a assinatura de um termo de doação que já está previamente preparado. Comprometido com a causa, o coordenador envolveu toda a família na atividade. A captação do material é realizada pelo próprio Luciano, pela esposa e as filhas do casal.

A entrevista completa com o coordenador pedagógico da Escola Municipal  Elízio Ramirez Vieira, Luciano de Brito, você confere aqui: