Inscrições do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora terminam no dia 08

Karina Anunciato e Michael Franco

Incentivar a educação através do estímulo ao educador. O 2º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora valoriza as iniciativas inovadoras que ajudam no desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes. Priscila Veloso, gestora estadual do programa de Educação Empreendedora do Sebrae/MS explicou que iniciativas de educação empreendedora não têm relação específica com a abertura de um negócio, mas sim com a atitude de desenvolvimento.

“Quando a gente fala de educação empreendedora nós não estamos falando de práticas que estão abordando o negócio, o abrir uma empresa. Educação empreendedora são todas aquelas práticas que levam o aluno a desenvolver competências empreendedoras. É um projeto que desenvolve o protagonismo do estudante, é um projeto que desenvolve a visão de futuro, ou é um projeto que ajuda o estudante a desenvolver o seu projeto de vida. Todas essas iniciativas estão dentro daquilo que nós entendemos como educação empreendedora”.

Dividido em etapas, os concorrentes disputam primeiro a fase estadual. Os vencedores nos estados seguem para a fase nacional que será disputada em 2022. Em cada etapa os trabalhos serão avaliados por um grupo de profissionais de educação com amplo estudo e experiência no desenvolvimento e na aplicação de metodologias empreendedoras. Veloso lembrou que serão avaliados o desenvolvimento do projeto, a atuação do educador e o impacto do projeto na comunidade escolar. 

As inscrições podem ser realizadas pelo site e seguem até o dia 08 de outubro. Os educadores devem ser vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC.

A entrevista completa com Priscila Veloso, você confere aqui: