Inscritos do CadÚnico tem até maio para atualizar dados

Karina Anunciato

A atualização pode ser feita nos Cras, nos Centros de Convivência, ou na Central do Cadastro Único (Foto: PMCG)

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) prorrogou, até dia 20 de maio, a campanha “Não Perca seu Benefício”. Com a prorrogação a SAS quer dar mais um tempinho para os beneficiários dos programas assistenciais atualizarem seus cadastros. A falta de atualização pode comprometer o recebimento dos diversos auxílios que usam o CadÚnico com critério de concessão.

Um dos serviços que utiliza a base de dados da assistência social é o Benefício de Prestação Continuada (BPC) pago pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Em Campo Grande, 12.469 usuários que recebem o BPC – também conhecido por LOAS – estão com o cadastro desatualizado.

Ao todo são 29.255 usuários só do BPC. Os beneficiários, idosos com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade que não têm meio de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família, recebem mensalmente 1 salário mínimo. Além do BPC, o Auxílio Brasil (do Governo Federal) e o Mais Social (do Governo do Estado) usam o CadÚnico como base de dados.

O recadastramento pode ser feito em um dos 21 Centros de Referência em Assistência Social (Cras), em um dos quatro Centros de Convivência, e também na Central do Cadastro Único, localizada na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, pelo menos 344 mil pessoas estão inscritas no CadÚnico em Campo Grande. Já o número de famílias totaliza 149.382, de acordo com levantamento realizado em novembro.

O horário de atendimento nas unidades é das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Na Central do Cadastro Único, localizado na SAS, o horário é das 7h30 às 11 horas e das 13 às 17h30.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038.

Com o objetivo de otimizar a consulta das informações, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), criou um ambiente de consulta on-line dos dados. Através deste link você confere se seus dados precisam ou não de atualização.