Jornal das Sete: Agricultura familiar no mercado de Créditos de Carbono

Hoje recebemos em nossos estúdios o Secretário executivo da Agricultura Familiar, Humberto Mello, que trouxe informações sobre um projeto inédito e inovador que insere a Agricultura Familiar no mercado de Créditos de Carbono, “Carbono Neutro para a Agricultura Familiar”.

A Secretaria De Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) , assinou convênio com o Rabobank, uma instituição financeira.

A agricultura familiar de Mato Grosso do Sul está sendo inserida no mercado de créditos de carbono e no rol de atores fundamentais para a meta do Carbono Neutro até 2030. Foi assinado compromisso de colaboração para o primeiro projeto de carbono para pequenos produtores rurais sul-mato-grossenses, com foco no bioma Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. O projeto visa incluir 800 pequenos produtores rurais para implementarem 2,5 hectares de agrofloresta cada, totalizando 2.000 hectares em agrofloresta em até 4 anos.

O programa prevê um desenho da agrofloresta, com arranjo de espécies nativas do Cerrado, como o Cumaru e o Jatobá, consorciado com espécies frutíferas. “As entidades de pesquisa e universidades e a Cresol abraçaram este projeto. A meta é de iniciemos 2024 com este projeto já em andamento

O diferencial do projeto é o pagamento pelo crédito de carbono da agrofloresta, o que é possível por meio de plataforma desenvolvida pela Rabobank Acorn que envolve desde a medição do crescimento da biomassa via tecnologia de sensoriamento remoto e a subsequente comercialização do crédito de carbono à sua rede de clientes internacionais.

O produtor vai receber assistência técnica, insumos e no apoio no acesso de co- financiamento para a implantação da agrofloresta.

Caso o  produtor acesse o empréstimo ele também fará também a gestão dessa linha de financiamento.

A pesquisa será uma grande parceira do projeto, principalmente com o lançamento do edital de extensão tecnológica da Fundect destinando R$ 3 milhões para projetos neste setor.

A Rabo Foundation pertence ao grupo econômico do COÖPERATIEVE RABOBANK U.A. da Holanda e está voltada para a realização de investimentos de impacto em organizações de pequenos produtores agrícolas autossuficientes por meio de financiamento, além de compartilhar sua experiência em cooperativismo, bancária e agrícola e acesso a sua rede de relacionamentos, possuindo interesse em financiar projetos que transformem a agricultura familiar no Brasil.