Recebemos hoje na prosa de sexta-feira no Jornal das Sete Arte, Marcelo Leite que esteve nos nossos estúdios e nos contou um pouco sobre à sua história e a história do grupo de teatro Fulano di Tal nos palcos de Campo Grande, as vitórias e as dificuldades ao longo dos anos.

Este final de semana, o grupo de teatro Fulano di Tal celebra seus 20 anos no palco com a 9ª Mostra Fulano di Tal de Teatro com ensaio aberto, oficinas e apresentações de espetáculos que marcaram a trajetória da companhia. Toda programação é gratuita.

A mostra é realizada pelo grupo desde 2013 em Campo Grande, para compartilhar com o público os processos desenvolvidos pelo grupo; trocar experiências com artistas convidados em oficinas, workshops e rodas de conversas e; apresentar espetáculos do repertório da companhia. Neste ano, há parceria com o SESC MS.

A celebração dos 20 anos começa nesta segunda-feira (27), às 19 horas, com o Bar do Fulano – Ensaio Aberto: O Bem-Amado, no espaço Fulano di Tal. O grupo abre a programação da Mostra com esse ensaio aberto, para convidados, em formato de bar, para a reestreia deste espetáculo que estreou em 2019 e, que agora, retorna com elenco renovado. Nesta atração a classificação é de 14 anos.

Nesta sexta-feira (01), no SESC Cultura, às 19 horas, o grupo apresenta o espetáculo “O Bem-Amado” de Dias Gomes, com direção de Marcelo Leite. A obra traz a história de Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade de Sucupira do Sul, que tem como principal meta de governo a inauguração de um cemitério municipal. Com o apoio das irmãs Cajazeiras Dorotéa, Dulcinéa e Judicéa, a ajuda de seu secretário Dirceu Borboleta, a oposição de Neco Pedreira (dono do único jornal da cidade) e com os conselhos do Vigário da cidade, o prefeito Odorico precisa encontrar um meio para conseguir realizar sua meta. Em cena apresentam-se Douglas Moreira, Edner Gustavo, Luana Miranda e Nicoli Dichoff. A classificação é de 14 anos.

A programação será encerrada no sábado (02), com atrações especialmente para a família. Às 16 horas o grupo realiza a “Oficina para toda família: Lugar de ser bocó – criando histórias no nosso quintal”. A oficina visa sensibilizar a família para a experiência estética do espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”. Por meio do Teatro de Objetos, serão propostos jogos teatrais que envolvam objetos e a criação de histórias, ressignificando sua utilidade cotidiana e sensibilizando a família para criação artística com elementos que fazem parte do cotidiano.

Depois, às 17 horas, Fulano di Tal encena o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”. Livremente inspirado na obra de Manoel de Barros, o espetáculo é uma celebração à infância e suas histórias. Os irmãos Palmiro (Edner Gustavo) e Abílio (Douglas Moreira) cada um do seu jeitinho, relembram suas histórias no quintal de casa.

Ingressos são gratuitos e o SESC Cultura fica localizado na avenida Afonso Pena, nº 2270, no centro, não sendo necessário reservar ingressos antecipadamente.