Jornal das Sete: Férias escolares e alguns hábitos podem contribuir para aumento no consumo de energia elétrica neste Verão

Nesta quinta-feira, dia 21 de dezembro às 23h27min, começa oficialmente o verão em Mato Grosso do Sul. Período de férias escolares, de altas temperaturas e aumento do consumo de energia elétrica.

Hoje tem início também o Solstício de Verão no Hemisfério Sul. O Solstício é um fenômeno ocasionado pelo movimento de translação da Terra, ou seja, o movimento do planeta em torno do Sol, o que deixa o Hemisfério Sul, onde está o nosso país, mais próximo do Sol, por isso no verão temos dias mais longos e noites mais curtas.   

Pensando nos gastos extras com energia elétrica gerados neste período, hoje no Jornal das Sete recebemos o gerente comercial da Energisa, Jonas Ortiz, para dar dicas de como economizar. 

Calor intenso, crianças em casa por mais tempo devido às férias escolares,  maior frequência de visitas e confraternizações. A rotina de muitas casas muda consideravelmente no final do ano,  e essas mudanças impactam no consumo de energia.

Nossa região tem passado por ondas de calor e, apesar das chuvas, as temperaturas tendem a subir, principalmente com a chegada do verão. O uso ineficiente do ar-condicionado é um dos fatores que favorecem o aumento no consumo. Vai ligar o ar-condicionado? Feche as portas e janelas para evitar ao máximo a troca de calor, porque o equipamento vai demandar bastante energia para manter a temperatura do ambiente mais baixa. Além disso, 23°C é a temperatura ideal do aparelho para deixar o clima confortável.

 

Além do ar-condicionado, outros aparelhos domésticos são apontados como vilões do aumento do consumo de energia, como as geladeiras, micro-ondas e os refrigeradores. Jonas Ortiz explicou como é o consumo desses aparelhos  e como os modelos mais novos podem gerar uma economia maior.