Jornal das Sete: Governo de MS lança Caravana de Castração Itinerante

Recebemos o Assessor Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, pasta ligada a SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) para falar sobre o Programa de Castração de cães e gatos, que a partir de 2024 vai percorrer as cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

 

Para 2024, o Governo do Estado pretende licitar dois ônibus equipados com centro cirúrgico para realizar a castração e microchipagem de cães e gatos. Os veículos irão percorrer todo estado de Mato Grosso do Sul realizando esta ação. O investimento previsto é de R$ 6 milhões, o projeto faz parte do Programa MS Vida Animal.

Implementada no primeiro semestre de 2023, a Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal é inédita não só em Mato Grosso do Sul. “Somos o primeiro órgão estadual do Centro-Oeste a discutir políticas públicas de bem-estar animal”, pontua o assessor especial, Carlos Eduardo Rodrigues.

 

Diagnóstico

Para compreender o contexto da causa animal em Mato Grosso do Sul, a assessoria realizou escutas e seminários envolvendo técnicos de saúde, profissionais da área de zoonoses e protetoras de animais de todo o estado.

“Em cima destas discussões é que foi criado o programa MS Vida Animal seguindo os pilares do bem-estar animal. Esta primeira entrega da Caravana da Castração está pautada em duas diretrizes: o controle populacional e de zoonoses, e combate aos maus-tratos e abandono”, explica Carlos Eduardo.

 

 

Caravana

A Caravana da Castração pretende contemplar 21 mil animais em todo Mato Grosso do Sul na primeira fase. Os pets vão passar por cirurgia de castração e serão entregues aos seus guardiões medicados e microchipados.

“Viemos estudando a melhor maneira de realizar a castração em massa. Na maioria dos municípios não existem clínicas veterinárias aptas a realizar o procedimento, então montamos a caravana com diversos prestadores de serviço que vão até as regiões oferecer um serviço gratuito, descentralizado e que é uma questão de saúde pública”, completa Carlos.

Além da Caravana da Castração, a Assessoria Vida Animal vai lançar o programa de conscientização que visa reforçar a importância da guarda responsável de animais e o combate aos maus-tratos e abandono.