Junho Vermelho: Colaborador mobiliza empresa e reúne turma para doar sangue

Funcionários da empresa Três Corações em frente ao Hemosul no dia da doação (Foto: Arquivo Douglas Mugarte de Oliveira)

O mês de Junho é dedicado à conscientização sobre a doação de sangue. O gesto simples, de reservar uma hora do dia para a doação, é a materialização da solidariedade entre as pessoas.

Quem colocou em ação a prática da doação, agora quer motivar cada vez mais pessoas para fazer o mesmo. Com este intuito, Douglas Mugarte de Oliveira, promotor de vendas – da empresa Três Corações – contou que tem tido sucesso na empreitada, mais de 25 pessoas do serviço se reuniram para fortalecer esta corrente do bem.

Douglas Mugarte de Oliveira, promotor de vendas (Foto: Karina Anunciato)

“Hoje através da minha empresa, do meu encarregado, eu sou cobrando para saber quando será a nossa próxima doação. Infelizmente há dois anos a gente não pode doar porque não podia se aglomerar, mas agora a gente está voltando no mês da doação de sangue”.

O dia 14 de junho é celebrado o Dia do Doador de Sangue. A empresa e que Douglas trabalha, que também atua no interior do estado, se organiza para incentivar a doação nos pontos de atendimento da Hemorrede nas outras cidades. Ao todo, são mais de 9 pontos de atendimento no interior de Mato Grosso do Sul.

Neste mês de Campanha Junho Vermelho, o Hemosul Coordenador traz promove o tema: ‘Bate um Bolão, quem doa de coração’, e apresenta novidades quanto ao critério de doação. A primeira delas é que a partir de 1º de junho toda a hemorrede passa a coletar o sangue de doadores a partir de 51 kg. Desde 2009 a coleta passou a ser apenas para quem tinha 55kg.

Outra novidade é a utilização de um novo Medidor de Sinais para a triagem hematológica. Agora os doadores não precisam mais furar o dedo para a verificação do sangue. A análise é realizada pelo medidor de sinais.

(Foto: Arquivo Douglas Mugarte de Oliveira)

Para Douglas, que já é veterano na doação, a sensação de colaborar é de dever cumprido. ‘Para mim é muito gratificante porque eu sinto que eu estou contribuindo com a sociedade, além dessa doação. Então o coração fica cheio de alegria. Eu como uma pessoa que gosta de fazer o bem não importa a quem, eu vi nesta doação uma oportunidade de doar, não só para uma pessoa, mas para várias pessoas”.

Este ano, o Hemosul implementou mais uma ferramenta de incentivo à mobilização dentro das empresas. Inicia o Projeto Selo Conexão Hemosul – empresa/instituição amiga, que vai homenagear as organizações parceiras da Rede que viabilizam as ações movidas em prol da causa do sangue. 

Este Selo vem sendo esperado há algum tempo e torna-se realidade como marca de qualidade da empresa/instituição que tem como programa de responsabilidade social a doação de sangue e medula óssea.

O depoimento com Douglas Mugarte de Oliveira você confere aqui: