Manutenção periódica das placas solares garante eficiência na captação de energia

Karina Anunciato

(Foto: Reprodução)

Com a procura cada vez maior pela instalação de placas solares em empresas e residências, uma alternativa à dependência elétrica das hidrelétricas no país, conhecer o funcionamento e todos os aspectos que cercam o serviço é fundamental para o consumidor.

Ary Zornita, diretor da MS Energy, empresa especialista na instalação e conservação de placas solares, explicou que a periodicidade de manutenção do equipamento é fundamental para garantir uma boa captação de energia.

Ary Zornita e Amanda Chiminacio

“Por se tratar de um equipamento eletrônico que vai ficar exposto a temperatura, a intempéries, sol e chuva, constantemente, então ele vai trabalhar numa condição desgastante, é natural que o sistema precise de manutenção. É igual ao carro, embora a gente faça o uso correto do veículo, a gente precisa dar aquela manutenção regular”.

Segundo o especialista, o primeiro sinal de alerta de que chegou o momento de fazer a manutenção é a produção de energia. Zornita disse que todo sistema de energia solar tem um aplicativo que possibilita o acompanhamento da geração de energia – mês a mês, dia a dia – conforme a configuração do programa. A partir da análise dos dados, o usuário pode perceber se há perda de eficiência de captação ou não. 

Engenheira eletricista, Amanda Chiminacio, explicou que o acúmulo de poeira e folhas secas nas placas também são sinais importantes de que chegou o momento da manutenção. Mas ela alerta que este é um trabalho especializado e que só deve ser realizado por profissionais capacitados. 

“Quando o consumidor adquire o sistema é importante ele ter ciência desse relacionamento que ele vai ter com a empresa no pós-venda. O sistema tem uma vida útil de 25 anos, é um tempo considerável de que ele vai precisar contratar pessoas especializadas e o ideal é que seja a empresa que  fez a instalação”.

A entrevista completa com Ary Zornita e Amanda Chiminacio você confere aqui: