‘Menor circulação de pessoas’, Costa avalia que medidas restritivas começam a surtir efeito

Karina Anunciato e Michael Franco

Luís Eduardo Costa, Secretário da Semadur (Foto: PMCG)

Após uma semana sob a regência de normas restritivas impostas pela prefeitura, Campo Grande segue até o dia 04 de abril com medidas de controle de circulação de pessoas na capital em obediência ao decreto estadual. Neste final de semana e o próximo a limitação para funcionamento de serviços não essenciais ficou estabelecido das 5h às 16h. Entrevistado pelo Jornal das Sete desta segunda-feira (29), o Secretário de Municipal de Meio Ambiente e Gestão Pública (Semadur), Luís Eduardo Costa, constatou que as medidas adotadas surtiram efeito e que a redução de pessoas diminuiu.

“Este final de semana a gente pode perceber uma baixa no número de pessoas circulando, mas ainda sim quatro festas foram paralisadas após denúncia. Nossa equipe esteve no local e paralisou essas quatro festas que tinham uma aglomeração importante de pessoas. Mas no cômputo geral, nós percebemos que nesta semana baixou, diminuiu o número de acidentes – comparado às últimas semanas – e acreditamos que nesta semana que estaremos sob a regência do decreto do estado aconteça a mesma coisa”.

Quem desrespeitar as medidas restritivas impostas, pode responder nas esferas administrativa, civil e penal (Foto: PMCG)

O secretário destacou que a fiscalização realizada pela Semadur para coibir o funcionamento de empresas não autorizadas pelo decreto e pessoas que circulam fora de horário permitido conta com a ação conjunta da Guarda Civil Metropolitana, Vigilância Sanitária, Agetran e Polícia Militar.

Costa frisou que, embora o trabalho da secretaria tenha o foco na orientação, a desobediência das regras é punível com ações judiciais e administrativas.

“A desobediência fere o Código Sanitário Municipal e algo na área penal. Então não dá para a gente passar por uma festa, que tem uma pessoa específica, com trezentas pessoas. Quem promoveu tem que responder por isso. Vai para a delegacia, tem todo um trâmite de encaminhamentos”.

A entrevista completa com o Secretário da Semadur, Luís Eduardo Costa, você confere aqui: