Motociclistas são as principais vítimas no trânsito, confirma a diretora de educação do Detran/MS

Karina Anunciato

A Campanha de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, deste ano, tem como tema ‘Juntos Salvamos Vidas’. A intenção é chamar atenção para a importância de cada um na via pública.

Em entrevista ao Jornal das Sete (17), a Diretora de Educação para o Trânsito do Detran/MS, Elijane Coelho destacou as vulnerabilidades dos motociclistas no trânsito. Segundo ela esta é a categoria que mais sofre acidentes. Além disso, a diretora ressaltou a própria fragilidade do veículo, a formação, experiência, habilidade para condução do veículo e os outros fatores que influenciam na condução.

“O motociclista precisa se posicionar de forma que permita que ele seja visto por outros condutores, mas também exige uma atenção dos demais com aqueles que são mais frágeis”.

De modo geral, as principais causas de acidentes são: uso de celular, combinação álcool direção, excesso de velocidade. “As pessoas antes apenas falavam, agora elas trocam mensagens enquanto dirigem”.

Com diversas ações de conscientização, o Detran/MS tem levado a educação no trânsito através de palestras em escolas e também para áreas de lazer como no Parque dos Poderes. 

“Aos domingos pela manhã na Avenida do Poeta, nós estamos com o simulador de embriaguez que é uma experiência bem interessante. Você sóbrio pode perceber como pode ficar quando você ingere álcool, quanto que isso pode te afetar no controle do veículo”.  

A entrevista completa com Elijane Coelho você confere aqui: