Oficina de percussão estimula musicalidade e reflexão em escolas

Karina Anunciato e Michael Franco

As oficinas acontecem em escolas estaduais e ONGs (Foto: Facebook)

Fortalecer o vínculo escolar e estimular a criatividade através da música. Com estes objetivos o Projeto Batuque-se leva até os alunos oficinas de percussão nas escolas estaduais e a Ongs de Mato Grosso do Sul. Chico Simão músico e idealizador do projeto, em entrevista ao Jornal das Sete, destacou o caráter social da iniciativa.

Chico Simão, músico e idealizador do Projeto Batuque-se (Foto: Portal MS)

“É uma oficina de música que trabalha os instrumentos de percussão brasileira, africana com fundamentos musicais através da percussão corporal e a medida que a gente vai tocando, a gente também vai levando reflexão sobre a própria música e cultura que ele tem acesso hoje, uma vez que as informações sobre esses ritmos brasileiros que eu estou levando acabam passando um pouco despercebidos”.

As oficinas são oferecidas gratuitamente a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio. O trabalho musical é realizado com instrumentos como a alfaia, agogô e djembes. Além da introdução a musicalidade, Simão frisou que o projeto é mais uma via de motivação na captação dos alunos.

“É onde o adolescente tem que estar, na escola. A escola tem que ser cada vez mais antenada com as necessidades, com as aspirações dos adolescentes e tentar, na medida do possível, alinhar essas expectativas para mantê-lo estimulado”. 

A iniciativa cultural conta com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. O projeto já passou pelo Instituto de Desenvolvimento Social Guataverá e pelo Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá.

Em novembro, estão agendadas aulas Na Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, e nas Escolas Estaduais Bonifácio Camargo Gomes e Luiz da Costa Falcão, em Bonito.

A entrevista completa com o Chico Simão, você confere aqui: