Ong solidária forma nesta terça-feira costureiras que produziram mais 1 milhão de máscaras na pandemia

Karina Anunciato

Oficina de corte e costura da Aciesp (Foto: Rede Social)

Nesta terça-feira (29), a turma de Corte e Costura da Aciesp (da Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo) recebe o diploma de conclusão do curso.  Esta poderia ser apenas mais uma história de um grupo de formadas, no entanto essas 30 mulheres – vítimas de agressão dentro de casa – foram responsáveis por um dos gestos de amor mais significativos da nossa sociedade, elas produziram mais de 1 milhão máscaras de proteção facial – doadas a órgãos públicos e outras entidades – durante a fase mais aguda da covid-19 e de falta do produto no mercado.

Para Ceurecy Santiago, diretora-presidente da Aciesp, toda a história da turma é cercada de emoção e desafios, já que a maioria chegou na instituição sem nem saber segurar numa agulha. Ceurecy disse ainda que o curso será um divisor de águas e de outras perspectivas de vida a quem já sofreu com a violência doméstica.

“São trinta aluna que terão a formatura. Logo depois o desfile com as próprias criações, então vai ser um dia muito especial que vai ficar na história e além de tudo isso ainda elas terão a partir de amanhã a sua empresa e serão mais profissionais no ramo têxtil para dar uma ajuda a mais no requinte e qualidade do vestiário das pessoas de Campo Grande”.

A Associação, que há 13 anos oferece apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, disponibiliza ainda outras atividades como: aulas de Manicure, Cabeleireira, Alimentos, Salgados, Atendimento ao Público, Informática e também ações voltadas as crianças e serviços à comunidade.

A cerimônia para convidados acontece no Bosque Expo, no espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês, às 19 horas. Além do recebimento dos certificados, as formandas terão a oportunidade de mostrar o resultado de 6 meses de aulas, desfilando roupas de festa desenhadas e elaboradas totalmente por elas.

A Aciesp fica na rua Inocência Moreira dos Santos, 45, no bairro Aero Rancho. Mais informações podem ser obtidas através do número, 9 9220-2525.

Confira a entrevista completa com Ceurecy Santiago aqui: