Partidos definem federalização até o próximo mês

Karina Anunciato

Baleia Rossi, Luciano Bivar e Bruno Araújo se reunem para definir federalização (Foto: Luiz Cervi)

Articulação política em ano eleitoral. Nesta terça-feira (16), os presidentes do União Brasil, MDB e PSDB anunciaram que em até a primeira quinzena de março as siglas definirão pela federação partidária ou não. 

O anúncio foi realizado depois da reunião que teve duração de cerca de uma hora. Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB) disseram que pretendem definir até o começo do próximo mês para que os partidos tenham tempo para se planejar.

A movimentação entre os partidos é justificada devido ao prazo para a federalização que termina no dia 31 de maio. Antes da definição, os presidentes partidários aguardam também a decisão de outros partidos para fechar o acordo, como é o caso do Cidadania.

Dos três partidos que se reuniram nessa terça-feira somente o União Brasil ainda não tem um pré-candidato definido. O MDB anunciou em dezembro a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) e o PSDB do governador de São Paulo, João Doria.

Mato Grosso do Sul

A federalização atinge também acordos regionais. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, os três partidos já possuem pré-candidatos anunciados para concorrer ao governo do estado. André Puccinelli (MDB), Eduardo Riedel (PSDB) e Rose Modesto, que deve ser filiar nos próximos dias ao União Brasil.

Em entrevista ao Jornal das Sete desta terça-feira (15), Puccinelli explicou que caso o acordo nacional se confirme, a escolha do nome que representará a chapa levará em conta alguns critérios. Um dos deles é a pesquisa de intenção de votos. Na pesquisa estimulada do Instituto Ranking apresentada no final do ano passado, Puccinelli apareceu com 30,10% de intenção de votos, seguido por Marquinhos Trad com 24,33% e Eduardo Riedel com 15%. Entre os cenários apresentados na pesquisa, Rose Modesto aparece com uma variação de 15 a 22% das intenções de votos. O levantamento foi realizado com duas mil pessoas entre os dias 10 a 14 de dezembro de 2021, em 35 municípios de Mato Grosso do Sul.