Piracema: pesca predatória está proibida em MS até fevereiro de 2021

Karina Anunciato

A PMA terá postos de fiscalização 24 horas em locais como cachoeiras e corredeiras (Reprodução: Governo de MS)

O período de Piracema já começou em Mato Grosso do Sul. Desde quinta-feira (05), está proibida a pesca em todo o estado. A Operação Piracema visa garantir o período de defeso nos rios que cortam o território estadual. A ação de fiscalização é realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) e pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

A Operação segue até o dia 28 de fevereiro de 2021 em todos os rios federais e estaduais. Neste período, é permitida apenas a pesca de subsistência e a científica, devidamente autorizada, bem como nos lagos das usinas do Rio Paraná, onde pode haver pesca de peixes exóticos e não nativos da bacia.

A estratégia de fiscalização da PMA segue a ação de anos anteriores. Monitorar os cardumes e cuidar deles, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, como nas cachoeiras e corredeiras. Nesses locais serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

Na operação 2019-2020, 55 pessoas foram presas com 859 quilos de pescado e aplicados R$ 105 mil em multas. A Piracema é a época de reprodução da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai).