Primeira noite deixou gostinho de ‘quero mais’, a festa continua nesta sexta-feira

Karina Anunciato

Vista aérea da festa. Sobem ao palco nesta sexta-feira (17) Léo e Rapahel, Diego e Victor Hugo (Foto: Divulgação)

A primeira noite da maior festa junina universitária do estado, foi um sucesso de público e animação. Passaram pelo palco principal montado na UCDB o cantor Belchior – abrindo os trabalhos – e na madrugadinha de quinta-feira (17), Wesley Safadão.

O público foi à loucura quando o cearense, que permanece cerca de 2 horas no palco, entoou sucessos como: “Camarote” e “Eu já tava bem”. Quem escolheu passar a quarta-feira na festa se surpreendeu com a estrutura montada e com a expectativa para o show do Safadão. Como foi o caso das amigas  Mariana Oliveira, Débora Tschinkel e outras 4 pessoas. Marina que já é veterana nas festas da UCDB falou da felicidade com o retorno do evento depois de 2 anos.

“Eu sempre gostei da Festa Junina da UCDB, acho que esta é a quarta vez ou quinta que eu venho, então eu estava bem ansiosa, fiquei muito feliz quando eles lançaram ainda mais com o show do Safadão”, explicou Mariana.

Teve gente que escolheu curtir a festa de casalzinho. A semana que começou gelada em Mato Grosso do Sul, com mínima de 5 graus, estava super agradável para sair de casa. Para o casal, Sandra Queiroz e Edson Arguelho tudo graças a ajuda de São Pedro.

“O clima tá ótimo, tudo bem, tudo muito bem organizado. A UCDB está de parabéns como sempre”, disse Edson.

Ao abrir a festa, o Reitor da UCDB, Padre José Marinoni, ressaltou que o evento é a celebração dos santos juninos, além de ser uma oportunidade de faturamento para os acadêmicos.

“É uma alegria grande a gente abrir as portas da universidade para os acadêmicos festejar a tradicional festa de São João e não é só São João. É também São Pedro é também Santo Antônio e por isso os três dias de festa. Agora é muito, é muito bonito que os acadêmicos possam participar e realmente o fato deles terem conseguido as barracas é para eles uma oportunidade para arrecadar algum dinheirinho a mais, isso faz parte. Mas mais que isso, eu creio que seja importante eles se sentirem os atores da festa”, resumiu Padre Marinoni.

Praça de Alimentação

A nova configuração física da festa também agradou ao público. A área das barracas na quadra de esportes, se tornou uma grande praça de alimentação.

Regada a muito sabor, não faltaram opções gastronômicas juninas para aproveitar. Cerca de 20 barracas montadas pelos cursos da Católica vendem ao público: milho-verde, espetinho, cachorro-quente, pastel e é claro o tradicional quentão. 

Willian de Carvalho Batista, do 9º semestre de Zootecnia, falou da responsabilidade de preparar a bebida mais típica da festa junina. Além de dois tipos de quentão, a turma preparou o ‘choconhaque’, novidade que mistura chocolate com conhaque, ideal para aquecer a noite dos festeiros 

“É uma responsabilidade muito grande, porque o pessoal exige bastante. Como é uma bebida que existe há anos tem o público jovem, mas tem o público antigo que é bem exigente, então a gente tem que atender todo mundo”, explicou Willian.

O faturamento da primeira noite surpreendeu os alunos. Antes da meia-noite já tinham sido comercializados mais de 200 copos de dois tamanhos de quentão, pequeno e grande. Os recursos arrecadados vão para a formatura da turma.

Na barraca da Educação Física são os caldos que alimentam os visitantes. Na primeira noite os alunos serviram caldo feijão e mandioca. Animada, Ester Rodrigues, acadêmica do 7º semestre já está pensando na próxima noite com novidades. “Tamo indo bem, quem sabe a gente renova para a próxima noite”.

E quem trabalha também aproveita, como o caso do Lucas Hideki Miyamoto. Degustador oficial da turma, o controle de qualidade dos caldos da Educação Física são responsabilidade dele. “Eu garanto”.

Para facilitar a venda, além do pagamento em dinheiro, boa parte das  barracas estão realizando o pagamento no cartão. Mais uma facilidades para quem passar pela praça de alimentação.

E hoje tem mais. Os portões abrem às 21h e os convites estão à venda pelo site BaladaApp, Gugu Lanches e rede de barbearias A Banca.

O show será em frente às quadras cobertas e, para chegar ao estacionamento do campus, os motoristas terão três acessos: pela Avenida Tamandaré, pela Rua São Higino ou pela Rua Marechal Câmara. A entrada de pedestres será pela Avenida Tamandaré (bloco B).

Hoje a Festa continua com a apresentação da dupla Léo e Raphael, Diego e Victor Hugo. No sábado sobem ao palco: João Gustavo e  Murilo, Jads e Jadson e Kamisa 10.

Confira o áudio: