Projeto da UCDB alerta para diagnóstico e tratamento da fibromialgia

Ariovaldo Nascimento, com supervisão de Karina Anunciato

9 em cada 10 pacientes são mulheres (Foto: Reprodução)

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores crônicas sem localização e que se manifesta por todo corpo. Os sintomas causados são cansaço, indisposição, ansiedade, depressão, alteração da memória e da atenção; e alteração intestinal. O problema acomete nove em cada dez mulheres pelo mundo. Principalmente com idade acima de 35 anos e que apresentam sintomas de menopausa.

Em entrevista ao Jornal das Sete, a professora Luziane de Fátima Kirchner, coordenadora do projeto do atendimento psicológico gratuito destinado para mulheres com Fibromialgia, destacou que o diagnóstico só pode ser realizado por um especialista.

“A fibromialgia é uma síndrome crônica, caracterizada por dores em todo corpo. É um diagnóstico realizado por um médico, de preferência um médico reumatologista. O paciente precisa procurar um tratamento, e assim mudar seu estilo de vida”.

Ainda de acordo com a professora é muito difícil fazer uma análise da doença: “As dores no corpo são relacionadas a diversas doenças. Muitos diagnósticos vão parecer com a fibromialgia, onde a avaliação médica será feita conforme o histórico de dores do paciente”.

Fibromialgia, você sabe o que é isso? Apesar de algumas hipóteses para a causa, o tema ainda é cercado de dúvidas e a Universidade Católica Dom Bosco quer saber mais sobre o assunto e ajudar quem mais precisa através do projeto de pesquisa da Católica, os pacientes terão atendimento psicológico gratuito destinado para mulheres com fibromialgia.

O projeto será online durante dois meses, com três sessões presenciais localizadas na Clínica-escola da UCDB, avenida Tamandaré, 6000, no Jardim Seminário, em Campo Grande. Os interessados devem ligar para o número 3312-3638 ou 3312-3705.

A entrevista completa você confere com Luziane de Fátima Kirchner, você aqui: