Projeto da UCDB oferece atendimento gratuito para pessoas com fibromialgia

Karina Anunciato e Michael Franco

O projeto de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Avaliação e Atendimento Multidisciplinares às Pessoas com Fibromialgia (Fibro-MS) atua diretamente com pessoas acometidas pela doença. Para saber mais, o Jornal das Sete desta quinta-feira (20), conversou com a coordenadora do projeto, professora Luziane Fátima Kirchner.

Ela contou que a fibromialgia “é um diagnóstico fornecido por um médico reumatologista que caracteriza principalmente por uma dor generalizada, fadiga e sono leve”. O aval do profissional é essencial para que os pessoas pacientes do projeto. “Para que a pessoa venha ela precisa de um encaminhamento do médico e o diagnóstico da fibromialgia”.

O Fibro-MS oferece atendimento em três áreas de atuação para auxiliar os paciente a lidarem da melhor maneira possível com a doença. “A Fisioterapia que vai trazer orientações e exercícios especificamente voltados ao manejo da dor. A Nutrição que vai auxiliar no controle nutricional mais adequado para as dificuldades relacionadas à dor. E a pessoa também pode ser encaminhada para a Psicologia que vai ajudar esse paciente a lidar com o sofrimento relacionado à fibromialgia”.

Os interessados podem entrar contato com o serviço escola da UCDB para efetuar a inscrição. Os telefones são 3312-3638 3312-3705.

Confira a entrevista completa com a professora Luziane Fátima Kirchner: