Energia elétrica para os moradores do pantanal sul-mato-grossense

Projeto de iluminação por placas fotovoltaica leva energia elétrica aos moradores do pantanal.

O projeto Ilumina Pantanal completa dois anos de implantação no Pantanal sul-mato-grossense com cerca de 3 mil unidades consumidoras beneficiadas.

O Programa leva energia elétrica, por fonte de placas renovável, aos locais mais distantes da maior planície alagável do planeta, preservando a fauna e a flora.

Os relatos de quem já experimenta as benfeitorias desse serviço revelam um mundo de possibilidades até então inviáveis. “Hoje, a gente consegue ter uma vida bem mais agradável, ter uma ‘geladeirinha’ dentro de casa, ter energia pra poder fazer a janta à noite, ter uma iluminação pra sentir também mais segurança; a gente consegue dormir melhor, ter um ventilador pra tá se refrescando. Esse projeto veio em bora hora”, comenta Helton Felipe Silva Pereira, morador da região do Rancho Anjo Azul no Alto Pantanal.

No início, em 2021, foram atendidas 2.090 famílias; hoje são exatas 2.826 famílias, com investimento total de R$ 210 milhões. “Nós estimamos que, nesses dois anos, foi possível impactar a vida de 8 a 9 mil pessoas. São pessoas que não conheciam água gelada, não conheciam o conforto de dormir com um ventilador, não conheciam energia elétrica em si”, ressalta Héber Selvo, engenheiro especialista da Energisa MS.

Fonte/foto: Comunicação Energisa