Rede Pública de Ensino retoma aulas 100% presencial em Mato Grosso do Sul

Karina Anunciato

Somando as duas redes são cerca de 300 mil alunos em Campo Grande (Foto: Diogo Gonçalves)

Nesta quinta-feira (03), os alunos das Redes Estadual e Municipal de Ensino voltam à sala de aula em Campo Grande. Somando as duas redes são cerca de 300 mil estudantes, 109 mil do município e outros 190 mil do estado.

Município
Em meio a negociação salarial – entre a prefeitura e educadores – as aulas da Rede Municipal de Ensino (REME) começam nesta hoje nas 204 unidades escolares de educação infantil (EMEIs) e ensino fundamental de Campo Grande.
Conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o ano letivo 2022 será de forma 100% presencial, inclusive para as escolas da área rural de Campo Grande e dos distritos de Anhanduí e Rochedinho, além do retorno presencial para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A retomada das aulas de forma totalmente presencial vai acontecer com o cumprimento dos protocolos de biossegurança, por isso é obrigatório o uso de máscaras de proteção dentro das escolas, além das medidas de higienização e limpeza.
Nesta retomada das atividades nas escolas municipais em 2022, os alunos vão receber o uniforme e também o kit de material.
Os uniformes são entregues pelas escolas diretamente aos alunos – mediante contato feito por cada escola com os responsáveis pelos alunos – desde o grupo 1 (alunos de 4 meses) até o 9º ano do ensino fundamental e da EJA.

Reajuste Salarial

Quanto ao reajuste salarial, nesta quarta-feira (02), a prefeitura apresentou mais uma proposta aos educadores.
Desta vez, o município propôs reajuste de 67,13% nos salários. O aumento será parcelado em 6 vezes, até 2024, último ano de administração da atual gestão.
De acordo com a proposta, os professores receberão 10,6% em fevereiro, mais 10,39% em novembro, somando 20,45% este ano.
Em 2023 e 2024 mais duas parcelas de 11,67% nos vencimentos dos meses de maio e outubro de cada ano.
Ainda hoje a ACP (Sindicato Campo-grandense de Professores) deve se reunir em assembleia para definir se acatam ou não a proposta.

Estadual

Na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS), são aproximadamente 190 mil alunos nas 348 unidades escolares que voltam às atividades presenciais nos 79 municípios.
No retorno, os estudantes receberão as entregas dos kits e uniformes escolares. Entre as novidades para este ano, está a implementação do Novo Ensino Médio. A mudança vai promover uma nova estruturação do currículo, com uma composição comum a todos os estudantes, intitulada Formação Geral Básica (FGB) e uma composição flexível, chamados de Itinerários Formativos (IF).
Outro ponto de destaque é o avanço do Ensino em Tempo Integral. Este ano o Estado alcança a marca de 132 unidades no modelo de Escola da Autoria.