Saúde da mulher recebe atenção especial na Clínica Escola de Fisioterapia da UCDB

Karina Anunciato e Michael Franco

O atendimento é gratuito e realizado por acadêmicos do curso de fisioterapia da UCDB, sob a supervisão de professores. (Foto: Divulgação)

Perda de urina provocada pela “bexiga caída”, preparação para o parto e reabilitação pós-operatória de mulheres em tratamento de câncer mamário fazem parte dos atendimentos disponibilizados na Clínica Escola de Fisioterapia da UCDB às mulheres.

Débora Zanutto, fisioterapeuta e professora da UCDB (Foto: Arquivo Pessoal)

Conhecida popularmente como “bexiga caída”, a incontinência urinária pode ocorrer em decorrência de vários fatores, especialmente a fraqueza muscular do assoalho pélvico. Mais comum do que se possa imaginar, a incapacidade de segurar a urina em atividades corriqueiras do dia a dia implica na qualidade de vida de quem sofre com o problema. Em entrevista ao Jornal das Sete, a fisioterapeuta e professora da UCDB que coordena os trabalhos no setor, lembrou de algumas situações descritas pelas pacientes quando não conseguem segurar o “xixi”.
“Às vezes as mulheres acham que isso faz parte do envelhecimento. Carregar um peso e perder urina, rir bastante e perder urina, mas isso não é normal”.
Um dos vários ciclos da vida da mulher, a gestação, tem destaque no atendimento. As transformações na vida da mulher durante a gestação acontecem não só no corpo, mas na mudança de atitude. Zanutto explicou que devido a preocupação com a saúde do bebê muitas mulheres iniciam bons hábitos exatamente nesta fase.
“Muitas vezes a mulher começa a realizar algumas atividades exatamente quando está gestante. Ela tem iniciativa e pensa, agora eu tenho que me cuidar. Então que essa seja a hora desta mudança de hábito”.
Entre os trabalhos da fisioterapia em gestantes estão: a preparação do parto, cuidado com incômodos em geral provocados pela mudança no corpo, edemas que provocam o inchaço – especialmente nos pés, além de drenagem linfática.
Os serviços oferecidos na Clínica Escola da UCDB são gratuitos e acontecem às terças e quintas-feiras pela manhã, a partir das 9h30. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3638.

A entrevista completa com Débora Zanutto, você confere aqui: