Saúde: Prosseguir adota estratégias, mas evita medidas restritivas

Karina Anunciato

(Foto: Edemir Rodrigues)

Depois de duas horas de reunião, o Comitê Gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) anunciou, nesta segunda-feira (10) que vai ampliar o número de testes e vai reforçar a campanha de incentivo a vacinação contra a covid-19.

Por enquanto está descartada qualquer medida restritiva por parte do Prosseguir. Como parte da estratégia, o Governo do Estado vai reabrir drive-thrus de testagem.

Serão reabertos os drive-thrus para testagem de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e reforçado o de Corumbá. Além disso, haverá entregas semanais de novos testes aos municípios. 

Durante a reunião, o Secretário de Estade Saúde, Geraldo Resende, anunciou a distribuição de mais de 80 mil testes para os 79 municípios do Estado. 

As decisões do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) foram tomadas diante do aumento do número de casos de Covid-19, aliado ao de Influenza A H3N2.

Outra estratégia aguardada para os próximos dias é a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. No entanto, para isso, ainda é aguardada a chegada da primeira remessa com a vacina específica para esta faixa etária que está prevista para o dia 13 de janeiro. 

Antecipando uma preocupação com a retomada da rotina em 2022, o presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, garantiu que o retorno das aulas presenciais nas escolas não deve ser comprometido.