Secretário de Infraestrutura responde ouvintes da FM UCDB no J7

Karina Anunciato

Rudi Fiorese, Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Foto: Wesley Ortiz)

Uma das demandas mais solicitadas pelos ouvintes do Jornal das Sete tem sido o ritmo de obras da prefeitura nos bairros de Campo Grande. Em busca de um posicionamento do poder público, nesta terça-feira (23), o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, participou de uma rodada de perguntas. Entre os questionamentos estavam o prazo da entrega de pontes danificadas por chuvas intensas e um problema antigo que impacta em uma das vias mais movimentadas da capital, a erosão no leito do córrego na Avenida Ernesto Geisel.

Avenida Ernesto Geisel (Saul Schramm)

Neste ponto, o secretário explicou que a obra precisará de novo aporte de recursos financeiros, já que o valor autorizado não é suficiente para pagar as despesas que sofrem com a alta de preços dos produtos da construção civil.

“Ali é uma obra que há muito tempo a prefeitura vem tentando executar. A gente iniciou em 2018. Trabalhamos em 2018, 2019 e 2020 teve muito atraso de repasse dos recursos do governo federal, porque é uma obra com recursos do governo federal em contrapartida do município. Nós tivemos de um modo geral muito aumento de preços, de insumos de material de construção”.

Fiorese disse que já foram realizadas várias intervenções no espaço, no entanto sempre que ocorre uma chuva forte, com elevação do nível do córrego, associada a velocidade da água, a erosão aparece provocando o desmoronamento das paredes de contenção.

“Está concluído o trecho da Santa Adélia com a rua da Abolição, e da rua da Abolição com a rua Aquário na margem direita. A margem esquerda falta ainda fazer a contenção, aquele paredão de gabião. A gente vai fazer agora uma nova licitação para dar sequência”. A previsão é de que a obra seja retomada em 2022.

Quanto à ponte na Avenida Panambi Verá, no bairro Santa Emília, que está liberada para circulação apenas no sentido bairro, o secretário explicou que a prefeitura já autorizou a ordem de serviço para as obras. A expectativa é de que os trabalhos sejam realizados esta semana.

“Na Panambi Verá houve um problema na fundação da ponte, ocasionado por uma chuva que fez uma erosão. A gente fez um projeto, a licitação, fizemos o contrato e foi dada a ordem de início a empresa, que deve começar esta semana a recuperação e liberar novamente a ponte nos dois sentidos”.

Outra ponte de intensa circulação é a que liga os bairros Mata do Segredo e Campo Novo, na rua Veridiana, foi alvo de questionamento dos moradores da região. Neste ponto, Fiorese afirmou que os trabalhos por lá já estão em fase final e que até esta semana o acesso estará livre.

“Já estamos na fase final, terminamos hoje, devemos terminar o aterro e amanhã se tudo der certo devemos colocar a capa asfáltica e quinta-feira já vai estar liberada ao trânsito, já com asfalto novo”. 

A entrevista completa Rudi Fiorese você confere aqui: