Selo internacional de turismo atesta viagem segura em MS

Karina Anunciato e Michael Franco

Estado possui selo internacional Safe Travels de viagem segura (Foto: Fundtur)

Tradicionalmente os meses de janeiro e dezembro são de férias para boa parte da população que busca os pontos turísticos para o lazer e diversão. No entanto, com a pandemia da covid-19, o setor turístico precisou criar estratégias para recepcionar os viajantes dentro das regras de biossegurança. O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, explicou que a preparação para este período começou há 5 meses quando os destinos ainda estavam fechados no estado. “Bonito especialmente fez uma parceria com o Sebrae e Sesi que desenvolveram sete protocolos bem rigorosos junto com a Anvisa. Foram alguns meses de preparação. Os empresários investiram e adaptaram os seus negócios para atender todos os protocolos”. O resultado das boas práticas, de acordo com Wendling, foi a conquista do selo internacional de viagem segura. “Nós aderimos ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo e por conta deste conjunto de boas práticas municipais, nós tivemos a conquista do Safe Travels, que é um selo internacional, do Conselho Mundial de Viagens em Turismo. Então os nossos empresários, nos principais pontos turísticos já estão preparados para recepcionar com segurança”.

Turismo perdeu mais de 60% da receita em 2020 (Foto Chico Ribeiro)

Um dos setores mais impactados durante a pandemia, o turismo no estado sofreu com a perda de receita de mais cerca de 60% e mesmo com a retomada da atividade, o mês de dezembro continuou com queda de 40% de ocupação se comparado a 2019, explicou o diretor-presidente da FundTur.

Consciente que o caminho será longo para a retomada econômica, Wendling planeja estratégias para 2021 com incentivo a viagem do turista sul-mato-grossense pelo estado e com a criação de novas rotas.

A entrevista completa com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, você confere aqui: