Semana da Mulher: empoderada, Christine Maymone é a figura feminina no enfrentamento à pandemia em MS

Karina Anunciato

Christine Maymone, secretária-adjunta de Saúde (Foto: Edemir Rodrigues)

Num dos episódios mais marcantes da história da humanidade ela foi um dos braços fortes no enfrentamento à pandemia da covid-19 em Mato Grosso do Sul. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christine Maymone é uma das homenageadas na Semana da Mulher, da FM Educativa UCDB, no Jornal das Sete.

Exemplo de força e perseverança, Christine atuou incansavelmente para garantir que a informação correta chegasse até a população. Durante os últimos dois anos participou ativamente das lives da saúde – transmitidas pelas redes sociais do Governo do Estado – desmistificando lendas, fake news sobre o coronavírus e reforçando a necessidade da aplicação  das medidas de biossegurança no dia a dia – como o uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e promovendo o distanciamento social. 

Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde e Christine Maymone em uma das lives da saúde (Foto: Portal MS)

Neste Dia Internacional da Mulher (8), ressaltando a importância da união de forças para reduzir as barreiras do preconceito e estigma do comportamento feminino, Maymone – que apesar do vigor das ações e do empoderamento – reconheceu que muitas vezes se sentiu fragilizada durante a batalha da pandemia e que a fé, a rede de proteção familiar e as amizades foram fundamentais para superar os momentos de crise.

“Eu sou cristã e todos os momentos que eu ia… Deus mandava algum anjo pra me dar uma força, para me dar coragem, para entender que eu estava no momento certo, no local certo e capacitada por Ele. Então eu tenho vários momentos difíceis que isso aconteceu e foram pessoas que serviram de anjos para me estimular, para me colocar para cima, muitos deles foram mulheres”.    

Com a melhora do cenário pandêmico da covid-19, muitos estados já articulam ações para desobrigar o uso da máscara em ambientes fechados. Para a secretária-adjunta, embora os números indiquem para esta situação é importante cautela com o vírus que já demonstrou mais de uma vez novas variantes.

A entrevista completa com Christine Maymone você confere aqui: