SES autoriza vacinação de crianças sem pedido médico em Mato Grosso do Sul

Karina Anunciato

A vacinação das crianças contra a covid-19 só terá iniciou após autorização do Ministério da Saúde e chegada das doses específicas para esta faixa etária (Foto: Portal MS)

A exemplo da postura de outros estados, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se posicionou, nesta segunda-feira (27), em relação a vacinação das crianças de 5 a 11 anos. Ontem o Governo do Estado autorizou os municípios a realizarem a vacinação nesta faixa etária sem a necessidade de pedido médico.

No entanto, de acordo com a Secretaria é obrigatório o acompanhamento por pais ou responsáveis – munidos de documentação da criança.

A SES ressaltou que a vacinação em crianças de 5 a 11 anos ainda não está liberada pelo Ministério da Saúde. O anúncio da autorização para a vacinação de crianças em Mato Grosso do Sul aconteceu após a reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nesta segunda-feira. A CIB reúne os secretários municipais de Saúde dos 79 municípios e técnicos estaduais. Em Mato Grosso do Sul, 291.800 crianças estão nesta faixa etária, aptas a se vacinar.

Anvisa

No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação em crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer. A concessão é acompanhada de algumas exigências como: a formulação da vacina será aplicada em duas doses de 10 microgramas, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 30 mg.

Além disso, a tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. 

A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.