Sintomas leves de contaminados pela Ômicron é indicação para eficácia da vacina, avalia Resende

Karina Anunciato

Em alerta para a nova variante Ômicron o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, chamou atenção para um fato específico, a resposta imunológica dos 3 pacientes que tiveram exames confirmados para a nova cepa. Todos já haviam completado o esquema vacinal contra a covid-19.

Para o secretário, o fato deles apresentarem sintomas leves da doença é um sinal positivo da eficácia da vacina. Uma vez que esta variante surgiu após o desenvolvimento do imunizante. Até o momento foram confirmados no mundo cerca de 216 casos, a maioria  na África  do Sul.

Durante a live desta quarta-feira (01), Resende também falou sobre a estratégia de enfrentamento a variante e destacou a necessidade aumentar a porcentagem de imunizadas principalmente nos adultos após 40 anos, e entre aqueles ‘resistentes’ que ainda não tomaram nenhuma dose. O secretário frisou também que a estrutura laboratorial montada desde o início da pandemia oferece condições de realizar análise e que possui testes em quantidade para confirmar ou não novos casos. Ele falou também da importância das medidas não farmacológicas como o uso de máscaras como forma de proteção.

Quanto a chegada das vacinas da Janssen ao estado, Geraldo Resende confirmou que aguarda para o próximo dia 5 a definição do desembarque dos imunizantes a Mato Grosso do Sul. Como estrategia de imunização, a secretaria planeja realizar no dia 11 de dezembro o dia ‘D’ de vacinação com a presença de membros do Ministério da Saúde em Ponta Porã.