Sistema independente do Ministério da Saúde, Prefeitura mantém vacinação na capital nesta sexta

Karina Anunciato

Site da Prefeitura de Campo Grande nesta sexta-feira pela manhã (Foto: Captura de Tela)

Quem tentou acessar o site da prefeitura hoje (10) mais cedo, percebeu que o espaço estava em manutenção. A ação preventiva da rede foi necessária, porque nesta madrugada, ocorreu um ataque cracker ao sistema do Ministério da Saúde.

O site federal, que permanece fora do ar, pode ter tido dados sobre a vacinação contra covid no país excluídos. Um outro problema causado pela invasão dos sistemas do Ministério da Saúde é que pontos de vacinação podem não conseguir registrar as doses que serão aplicadas nesta sexta.

Em resposta a prestação do serviço na capital, a prefeitura comunicou que a vacinação continua normalmente, uma vez que a plataforma municipal, Monitora Covid, não é dependente da plataforma do Ministério. Desta forma as doses aplicadas serão lançadas normalmente, a diferença apenas que estas informações não migrarão para o Conect SUS enquanto o problema não for sanado.

O tipo de ataque que o site do Ministério da Saúde sofreu é chamado Ransomware, em que o invasor insere um código malicioso tornando os dados inacessíveis, geralmente usando criptografia.

A principal característica desse tipo de ataque é que os crackers, nome utilizado para designar pessoas com conhecimentos de informática, solicitam resgate para que os donos dos dados tenham as informações de volta.

O site da prefeitura de Campo Grande e o vacina.campogrande.ms.gov.br, utililizado para cadastro e consulta de informações da covid-19, estão funcionando normalmente.