Tema da Campanha da Fraternidade 2021 aborda o diálogo como compromisso de amor

Karina Anunciato e Michael Franco

Desde de 2000 a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica - a cada 5 anos - com a participação de outras igrejas cristãs reunidas através do Conic. (Foto: Divulgação)

Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” este é o tema da Campanha da Fraternidade  2021 que começa hoje. A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) tem ainda como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa explicou que a campanha da fraternidade deste ano tem o diferencial de ser ecumênica, porque reúne várias igrejas cristãs. 

“A partir do ano 2000, a Campanha da Fraternidade passou a ser feita a cada 5 anos de maneira ecumênica. quando isso acontece o texto base não é feito pela CNBB. Este ano de 2021, a Campanha da Fraternidade Ecumênica é responsabilidade do Conic. A Igreja Católica tem assento? Tem.Ma é uma entre outras tantas que são membros, então pode levar algum trecho que eventualmente alguma das igrejas discordem? Pode. Mas isso inviabiliza a campanha no seu todo? Absolutamente”.

O lançamento da campanha da fraternidade coincide com o início da quaresma – período de reflexão que antecede a Páscoa e convida os cristãos e as pessoas de boa vontade a pensarem, avaliarem e identificarem caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. 

Dom Dimas explicou que a campanha da fraternidade tem a função de empatia com  a dor do próximo, inspirada na imagem e semelhança do amor de Cristo.

“Vejam bem, um tema profundamente católico, um tema profundamente evangélico. Tem surgido muitas críticas em torno da campanha e isso por causa da citação das violências contra LGBT. Tem gente espalhando por aí que é uma campanha LGBT. Meus queridos, não tem nada haver. A violência contra os homossexuais é uma realidade no nosso país,muitas pessoas que são espancadas, torturadas, assassinadas pelo fato de serem homossexuais. Eu não preciso com a ideologia de um movimento para negar, para criticar a violência contra um movimento. Os nossos irmãos são imagem e semelhança de criador, apesar das diferenças que podem surgir entre nós. A igreja católica trabalha com todos os segmentos da sociedade”.

A abertura nacional da Campanha da Fraternidade ocorrerá de forma simbólica e virtual nas Redes Sociais da CNBB: Youtube e Facebook.

Confira aqui a canção tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: